Um filhote de jaguatirica que estava com uma fratura na mandíbula foi encontrado e resgatado em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na segunda-feira (11). O felino foi levado em uma clínica veterinária no município e, depois, entregue ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental.
O animal foi transferido para Cuiabá para realizar uma cirurgia, nesta quarta-feira (13).
A jaguatirica foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na região do município conhecida como Portal do Verde, na manhã de segunda, e deixada em uma clínica veterinária para receber os primeiros cuidados.
Segundo a proprietária da clínica, Karine Camargo, o filhote é macho e aparenta ter entre quatro e cinco meses de idade. Ela acredita que a lesão foi causada, provavelmente, por atropelamento.
Depois de ter sido medicado para dor e sedado, o filhote foi submetido a um exame de raio-X, que confirmou a fratura na mandíbula.
Karine explicou que a clínica não faz o tipo de cirurgia necessária para esse caso e que o procedimento deveria ser realizado por um local credenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
Com isso, ela acionou o Batalhão Ambiental para fazer o transporte da jaguatirica até Cuiabá, que ocorreu nessa terça-feira (12). O filhote passou por cirurgia na manhã desta quarta-feira (13) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), disse Karine.