POR ROSANGELA MILLES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A exposição “Arte e Amor”, da artista plástica Maria Janete da Veiga Turcato é aberta ao público até sexta-feira (23), no saguão principal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A mostra reúne nove obras produzidas com a técnica de óleo sobre tela, que retratam paisagens diversas, incluindo flores, imagens sacras, texturas e composições abstratas.
Promovida pelo Instituto Memória da ALMT, a exposição destaca o trabalho de Janete, que pinta desde os 12 anos de idade. Ela conta que encontrou na arte uma forma de expressão e superação. “Produzo minhas obras com muito carinho. É uma terapia. Todo mundo tem uma história, uma dor, uma perda… Quando eu pego no pincel, esqueço da vida”, relatou a artista.
Inspirada inicialmente por sua irmã mais velha, Janete buscou aprimorar suas técnicas ao longo dos anos. Suas obras já foram expostas em diversos estados do país. “Estou sempre pesquisando novas técnicas e materiais para que meus quadros fiquem o mais realistas possível”, acrescenta.
A coordenadora da Ação Cultural do Instituto Memória da ALMT, Laís Turri, reforça a importância de abrir o espaço institucional para ações culturais e de valorização do trabalho artesanal. “A ação cultural no Instituto Memória busca dar visibilidade aos artesãos, seja por meio das feirinhas ou exposições. Oferecemos o espaço da Assembleia e o apoio das superintendências para que o movimento cultural se fortaleça, permitindo que esses artistas tragam sua arte para dentro da Casa de Leis. Isso gera impacto direto na economia criativa e também no cotidiano dos servidores, que passam a ter acesso a produções da nossa cultura”, explicou.
Ela destaca ainda que o Espaço Cultural recebe artesãos de todo o estado, tanto em eventos organizados pelo próprio Instituto quanto por associações externas que procuram a ALMT. “Temos também o projeto ‘Prata da Casa’, que dá oportunidade aos servidores ou seus familiares de primeiro grau que atuam com artesanato, gastronomia ou cultura, para que possam divulgar suas atividades além das funções institucionais. É uma forma de reconhecer e valorizar a diversidade de talentos que temos aqui dentro”, completou.
Espaço Cultural da ALMT – Está aberto à realização de exposições e feiras por parte da sociedade civil, grupos e entidades culturais. Os interessados devem entrar em contato com o Instituto Memória para apresentar o projeto e verificar a disponibilidade de datas. O telefone para informações é (65) 3313-6938.
Fonte: Exposição “Arte e Amor” segue até sexta-feira (23) no saguão da ALMT