Foto: Divulgação
Flávio revela que o primeiro conto escrito para a obra nasceu de uma experiência vivida por uma amiga, o que o levou a perceber que “criar” histórias é uma maneira de recontá-las sob outra perspectiva. “Observar e escrever. Ver-me inserido nas histórias para ouvir de perto e sentir cada personagem”, descreve o autor sobre seu processo criativo.
Mesmo com a segurança de já ter outros trabalhos publicados, ele admite que este livro representou um desafio, especialmente por ser sua primeira incursão no gênero de contos.
O lançamento de “Antes do Amanhã” faz parte de um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, no âmbito municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
O projeto inclui ainda a distribuição de exemplares para bibliotecas, atividades com estudantes da rede pública e a disponibilização da obra em formato e-pub com audiodescrição, ampliando o acesso a pessoas com deficiência visual.
Peça teatral inspirada no livro será apresentada em Cuiabá
Além do lançamento do livro, a obra também inspirou uma peça teatral homônima, que será apresentada no Cine Teatro Cuiabá no dia 17 de agosto, às 10h. A peça, embora tenha como base os textos de “Antes do Amanhã”, também contempla trechos de outras obras do autor, oferecendo uma experiência expandida de sua narrativa. Ela faz parte da programação do Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro. Os ingressos podem ser adquiridos neste link.
O evento promete não apenas enriquecer a cena cultural de Cáceres e Cuiabá, mas também aproximar o público das múltiplas formas de contar histórias, seja através da literatura ou do teatro.
Sobre o autor
Edson Flávio é cacerense, doutor em estudos literários, professor e integrante do Núcleo de Pesquisas Wlademir Dias-Pino (PPGEL/Unemat). É Consultor Ad hoc e membro de corpo editorial com diversas publicações em revistas, jornais e suplementos literários. Escreveu Aldrava (2020), Utopias e resistências na obra de Pedro Casaldáliga – escritos escolhidos (2021) e Intermitência (2023), este último ganhador do Prêmio MTArtes 2023. Instagram: @edsonflaviosantos