Energisa cumpre critérios, mas novas regras vão exigir mais das distribuidoras, diz diretor

Foto:

VG Notícias

Com informação: vgnoticias

Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (30.05), Frederico de Araújo Teles, diretor de Políticas Setoriais da Secretaria Nacional de Energia Elétrica, declarou que a concessionária Energisa tem atendido aos requisitos regulatórios de qualidade e desempenho econômico-financeiro nos últimos cinco anos, no que diz respeito ao fornecimento de energia em Mato Grosso.

De acordo com o diretor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está atualmente analisando a concessão, cabendo ao Ministério de Minas e Energia (MME) se pronunciar posteriormente sobre uma possível renovação ou abertura de nova licitação. “A Aneel está conduzindo esse processo em conformidade com o Decreto 12.068 de 2024. O Ministério aguarda o parecer da agência para, então, avaliar se a concessão da Energisa será mantida ou não”, esclareceu.

Ao ser indagado sobre a aparente contradição entre as inúmeras reclamações de consumidores – que atingem cerca de 25% da população – e o cumprimento contratual pela empresa, Frederico admitiu que o problema reside nos critérios ultrapassados de avaliação. Ele destacou que a nova legislação foi implementada justamente para atualizar esses parâmetros.

“Os contratos vigentes foram estabelecidos ainda na década de 1990, mais especificamente em 1995, durante o processo de privatizações. Com a nova regulamentação, as 19 distribuidoras do país deverão se adaptar a padrões mais exigentes de qualidade e eficiência”, ressaltou.

Quanto à participação da sociedade na decisão sobre a renovação das concessões, o diretor enfatizou que foram realizadas consultas públicas. “A população teve espaço para contribuir nas audiências promovidas em 2023 e 2024, tanto no âmbito do decreto quanto por meio da Aneel, que recebeu dezenas, se não centenas, de sugestões para aprimorar os contratos das distribuidoras”, concluiu Frederico de Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads