Durante as 41 operações integradas diárias e de “Lei Seca” realizadas em outubro pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), 142 pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante e 207 inabilitadas foram flagradas na direção de veículos em Mato Grosso. As fiscalizações realizadas em parceria com as forças de Segurança Pública do Estado aconteceram em Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Nova Mutum, Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop.
Conforme comunicado emitido pelo Detran, 2.044 veículos foram fiscalizados, sendo que 961 levaram autuações e 637 foram removidos. Também foram realizados 1.825 testes de alcoolemia e confeccionados 1.227 autos de Infração de Trânsito, sendo 275 por condução de veículo sob efeito de álcool.
Em caso de constatação de índice alcoólico no sangue do condutor superior a 0,33 miligramas por litro de ar expedido durante as abordagens de fiscalização, ele é preso, deve paga multa no valor de R$ 2.934,70, tem sua CNH suspensa e responde por crime de embriaguez ao volante, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
Com intuito de verificar as condições de regularidade e circulação dos veículos e condutores, as ações do Detran-MT têm objetivo de reduzir índices de irregularidades administrativas e criminais relacionadas ao trânsito.
A diretora de Conformidade Legal e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale, ressaltou que o Detran tem investido cada vez mais com o objetivo de intensificar as fiscalizações de trânsito em todo o Estado.
Adriana declarou que a parceria entre as forças de segurança pública conseguem levar a operação Lei Seca para diversos municípios de Mato Grosso, atingindo diretamente os motoristas que insistem em dirigir sob efeito de álcool e que colocam em risco a vida tanto do condutor como a de terceiros.
As operações diárias em Cuiabá e Várzea Grande são realizadas pela equipe de fiscalização do Detran, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN), com objetivo de coibir diversas infrações, como a não utilização do cinto de segurança, utilização do celular ao volante, transporte inadequado de crianças e dirigir sem estar habilitado e/ou licenciado, dentre outras infrações.
Já a operação Lei Seca tem o objetivo de coibir o uso do álcool associado à direção. A ação integrada é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com a participação do Detran-MT, Polícia Militar (PMMT), por meio do Batalhão de Trânsito; Polícia Judiciária Civil (PJC), por meio da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob); Guarda Municipal de Várzea Grande; e Serviço de Operações Especiais (SOE), do Sistema Penitenciário.