Foto: (Juacir Rodrigues/TVCA)
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira (21) que Rota Rondon, que fará a integração do comércio de Mato Grosso com os países andinos, é uma porta para concretização do comércio regional. O lançamento foi realizado hoje no IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá.
“A logística é a perna, é o caminho que abre para gente falar de integração. Os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e ZPEs são os instrumentos para gente fazer o comércio exterior”, destacou a ministra.
Segundo Tebet, grande parte da produção de Mato Grosso é destinada à China e aos países asiáticos, no entanto, é atualmente escoada por Porto de Santos (SP). Ela avalia que tem mais sentido ser enviado pelo Chile, que é mais perto do estado.
Em Cáceres, já está pronta e com autorização da Receita Federal a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), e quatro industrias aguardam aprovação do Conselho Nacional. Conforme a ministra, o processo já sob análise do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
De acordo com o governo federal, a Rota Rondon é estratégica e promete revolucionar o agronegócio brasileiro e fortalecer os laços comerciais com a comunidade andina.
O evento teve a presença também dos ministros Carlos Fávaro, da Agricultura, e Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional. Os deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Valdir Barranco (PT), também participaram da solenidade, além da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PDB).