Reprodução/Instagram
DO UOL SPLASH
O BBB 24 foi um sucesso de audiência e de engajamento nas redes sociais, mas o pós-programa tem deixado os ex-participantes desesperados.
A coluna, que já havia noticiado que a Globo proibiu os ex-BBBs de fazerem parcerias e publicidade sem permissão, descobriu bastidores causados pelo o que chamam internamente de “efeito Juliette”.
Juliette, campeã do BBB 21, fez com que a Globo mudasse o modelo de contrato dos participantes do reality show e de outros talentos da emissora, segundo apuração da coluna.
Isso porque a ex-BBB saiu do programa, de acordo com fontes, com pelo menos 15 contratos publicitários milionários, e nenhum deles previa qualquer participação para o canal.
A partir deste episódio, a Globo reforçou a VIU Hub, “a casa dos influenciadores”, uma agência que cuida dos contratos publicitários de diversos talentos da emissora, entre eles, todos os ex-participantes do BBB 24.
Ao assinar para participar do reality, eles também assinaram exclusividade com a agência até julho deste ano, podendo estender em alguns casos.
Os ex-BBBs têm odiado o trabalho feito pela agência e o assunto virou pauta nos bastidores e grupinhos de WhatsApp. Com milhões de seguidores nas redes, os “novos famosos” não podem fechar trabalhos por conta própria e não recebem trabalhos da agência.
Representantes de marcas entram em contato direto com os ex-BBBs, são orientados a procurarem a Globo e reclamam que são ignorados pela agência da emissora. Estão todos bastante insatisfeitos.
A coluna conversou com alguns profissionais que procuraram a agência e não tiveram retorno. Segundo levantamento da coluna, apenas Beatriz e Fernanda tiveram trabalhos publicitários já realizados com a agência da Globo.
Davi, com mais de 10 milhões de seguidores, tem sido procurado por marcas e não consegue fechar trabalhos. Ainda de acordo com fontes, o campeão do BBB 24 não recebeu um centavo a mais para realizar a gravação de seu documentário. Tudo isso já estava previsto no contrato inicial.
A Globo já vem sinalizando quais ex-BBBs despertaram interesse para a renovação contratual. No entanto, em vez de comemorarem, os ex-participantes estão divididos.
Se aceitarem a renovação — pensando em uma oportunidade em uma novela, por exemplo — terão que seguir com as regras publicitárias impostas pela emissora e receberão apenas um salário inicial (por volta de R$ 4.000). Por outro lado, se recusarem a renovação, ficam com medo de terem as portas da emissora fechadas futuramente.
O mesmo drama vivido por ex-BBBs agora também já foi enfrentado por apresentadores da Globo.
Segundo fontes, a emissora testou a agência de publicidade com alguns nomes que comandam o Entretenimento, mas a falta de possibilidades gerou uma grande reclamação interna. Apresentadores que inicialmente fecharam com a VIU, já saíram e foram para outras agências.