Os estudantes da Rede Estadual de Ensino têm uma excelente notícia: o prazo para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi estendido. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o período de inscrições até esta sexta-feira, dia 13. Essa prorrogação oferece uma nova oportunidade para que os alunos que estão finalizando o Ensino Médio, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos, possam se inscrever de forma gratuita. Para os demais candidatos, que não se enquadram nessas categorias, será necessário o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 85.
As datas em que as provas serão aplicadas permanecem inalteradas, com os exames agendados para os dias 9 e 16 de novembro. O Enem é uma porta de entrada importante para os estudantes, pois permite a concorrência a vagas em universidades e institutos federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, a pontuação obtida no exame pode ser utilizada para pleitear bolsas de estudo de 50% e 100% através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), ou ainda para acesso ao financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Vale ressaltar que o Enem está aberto a qualquer pessoa que esteja cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio, ou que já tenha concluído o segundo grau, independentemente da idade. Para aqueles que pretendem se inscrever, a taxa deve ser paga até o dia 18 de junho. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através da Página do Participante, disponível no endereço eletrônico: enem.inep.gov.br/participante.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais de 37 mil estudantes da Rede Estadual estão aptos a se inscrever no Enem. Dentre esses alunos, mais de 27 mil estão se preparando para o exame por meio do Pré-Enem Digit@l MT, um programa de cursinho oferecido pelo Governo de Mato Grosso, destinado aos alunos da Rede Estadual. Cada estudante inscrito recebe material pedagógico específico, que inclui exercícios e simulados, para serem utilizados ao longo dos nove meses do curso, que se estende de março a novembro.
As atividades do Pré-Enem Digit@l MT são desenvolvidas em 14 municípios polo, que incluem Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. As aulas são oferecidas tanto de forma presencial quanto online, com o suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras. Os alunos têm o acompanhamento de professores da rede estadual, que foram selecionados para atuar especificamente no projeto.
Neste ano, o Pré-Enem Digit@l MT trouxe inovações significativas, como as “pílulas de conhecimento” (dicas para o Enem), iniciativas de “fato ou fake” (buscando a verdade através da Ciência), jogos, oficinas de redação, entre outras atividades que serão realizadas em paralelo às aulas regulares, sem interferir na rotina escolar dos alunos.
Para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações, você pode entrar no nosso canal do WhatsApp e receber notícias em tempo real. Além disso, não deixe de assinar nossa conta no YouTube para acompanhar mais conteúdos informativos.
Informações: Olhar Direto