Duas professoras de Mato Grosso foram selecionadas para programa de capacitação em Portugal, o “Professores Alfabetizadores – Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, do Ministério da Educação. Claudia Leite Brandão, de 44 anos, atua como Coordenadora Regional do Alfabetiza MT em Primavera do Leste. A pedagoga mestra em educação, Daniele Trevisan, 34, leciona em Porto dos Gaúchos. Dentre 100 docentes de todo Brasil, elas foram as únicas selecionadas por MT para passar seis semanas, entre novembro e dezembro deste ano, na cidade do Porto (Norte de Portugal), onde irão se aprofundar em conteúdos relacionados à Ciência Cognitiva da Leitura e conhecer algumas escolas da região.
A seleção pelo programa e a experiência na Europa rendeu satisfação pessoal e profissional para a doutora Claudia, especialmente levando em conta que a essência do trabalho dos professores é a formação e especialização docente.
“Dentro desse contexto, posso dizer que estudar e pesquisar fazem parte da minha trajetória e são ações que mobilizam, constantemente, as minhas rotinas em diversas funções – professora, pesquisadora, formadora e coordenadora”, disse.
Daniele Trevisan é professora da Educação Básica e atua na Escola Estadual José Alves Bezerra. Ela pontuou que a experiência internacional é crucial para a troca de métodos diversos aplicados nos diferentes continentes. E na sua leitura, isso amplia o conhecimento e as possibilidades de ressignificar as práticas educacionais adotadas no Brasil, proporcionando melhorias à realidade do país.
“Conhecer os métodos utilizados em outros países agrega muito conhecimento e possibilidades de ressignificação da nossa prática educacional. Portugal, especificamente, tem se destacado nos últimos anos nas avaliações internacionais de desempenho, efeito das políticas públicas implementadas em seu sistema educativo, conhecer essas realidades trazem novos olhares para melhorarmos nossa realidade”, contou.
O processo de seleção do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal foi direcionado para selecionar professores do Brasil que exercem a função na docência com as turmas do 1º/2º ano do Ensino Fundamental ou com a formação de alfabetizadores.
O curso ABC é fruto da cooperação internacional entre instituições brasileiras e portuguesas. De acordo com o MEC, carrega objetivos interventivos que visam preparar os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura, evitando-se dificuldades de aprendizagem logo no início da trajetória escolar.
Foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 2 reservadas para cada Unidade da Federação (UF), e 46 (quarenta e seis) vagas abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. Os interessados deveriam elaborar um projeto de formação e um projeto de intervenção na área de alfabetização. A seleção ocorreu em duas etapas, sendo a primeira a análise técnica e a segunda a análise de mérito a partir dos projetos enviados.
Para serem selecionadas, cada professora desenvolveu um projeto, com duas frentes de análise. Uma contendo um plano de intervenção pedagógica e outra um plano de formação continuada. Os objetivos das pesquisas visaram compreender, desenvolver habilidades e melhorar resultados de alfabetização e leitura para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental através do conhecimento da cognição e da metacognição.
Os aprovados passarão seis semanas, entre novembro e dezembro deste ano, na cidade do Porto (Norte de Portugal), onde irão se aprofundar em conteúdos relacionados à Ciência Cognitiva da Leitura e conhecer algumas escolas da região. O curso é promovido pela FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto) e IPP (Instituto Politécnico do Porto).
Claudia viaja à Portugal com expectativa de aprofundar ainda mais práticas e trabalhos sobre alfabetização. Para ela, o contato com as técnicas e saberes vivenciados no outro país ampliará suas reflexões sobre o trabalho pedagógico.
“Minha expectativa é a compreensão e aprofundamento na temática sobre a alfabetização. Essa possibilidade de estar em contato com a perspectiva teórica e prática vivenciada na educação em Portugal ampliará minhas reflexões sobre o trabalho com a alfabetização, tanto para o contexto de sala de aula como para as ações direcionadas para a formação docente”, disse.
Daniele pretende retornar ao Brasil para aplicar e compartilhar o que absorveu em Portugal e, consequentemente, contribuir com a educação em Mato Grosso.
“Espero poder aplicar os conhecimentos através de práticas de intervenção e compartilhar as aprendizagens com os colegas nas ações de formação continuada, contribuindo assim, com a educação do estado de Mato Grosso e de nosso país”.
Claudia Leite Brandão é natural de São Paulo/SP, 44 anos, professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC/MT, atuando no município de Primavera do Leste/MT (desde 2000), atualmente lotada na Diretoria Regional de Educação (DRE) exercendo a função de Coordenadora Regional do Alfabetiza MT. Licenciada em Pedagogia, com mestrado em Educação (UFMT) e doutorado em educação (UNESP).
Daniele Trevisan é natural de Maracaju/MS, 34 anos, professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC/MT, atuando no município de Porto dos Gaúchos/MT, Escola Estadual José Alves Bezerra. Licenciada em Pedagogia, com mestrado em Educação e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – PPGE/UFMT.