Foto: Reprodução
Com informação: folhamax
Não é surpresa que eles sejam chamados de melhores amigos. Eles despertam um amor genuíno e incondicional em seus donos. No dia 14 de março, celebramos o Dia Nacional dos Animais, uma data que nos convida a refletir sobre a relevância dos animais em nossas vidas e sobre nossa responsabilidade em assegurar seu bem-estar e proteção. Como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, tenho orgulho de me engajar ativamente nessa causa, apresentando projetos de lei e apoiando iniciativas que promovam o respeito e a dignidade dos animais. Os animais são seres que sentem dor, alegria, medo e afeto.
Eles dividem este planeta conosco e, portanto, merecem nosso cuidado e proteção. Infelizmente, ainda testemunhamos casos de maus-tratos, abandono e exploração, que exigem ações efetivas do poder público e da sociedade como um todo. Em Mato Grosso, temos progredido nessa questão. Recentemente, propus e apoiei projetos de lei que visam punir maus-tratos e destinar recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) para instituições sérias que se dedicam ao cuidado de animais maltratados e à adoção responsável. Nosso principal objetivo é assegurar que os animais tenham uma vida digna, livre de sofrimento e negligência. Acredito que a legislação é uma ferramenta poderosa para transformar essa realidade, mas ela deve ser acompanhada de políticas públicas eficazes e da conscientização da população.
Além disso, é fundamental que essas leis sejam efetivamente aplicadas em cada município de Mato Grosso. Também trabalhamos para fortalecer parcerias com organizações não governamentais, protetores independentes e órgãos públicos, com o intuito de ampliar o alcance das ações em favor dos animais. A educação é um pilar essencial nesse processo. Precisamos ensinar nossas crianças sobre a importância do respeito aos animais e da responsabilidade que temos em relação a eles. Na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, criamos um Grupo de Trabalho (GT) em Defesa da Causa Animal, que discute novas maneiras de combater os maus-tratos e elabora políticas públicas para o estado.
Uma das iniciativas do GT foi a criação de uma Cartilha em Defesa da Causa Animal, que foi distribuída nas escolas públicas de todo o Mato Grosso. Como parlamentar e defensor dessa causa, reafirmo meu compromisso com a proteção animal. Continuarei lutando por leis mais justas, por políticas públicas eficazes e por uma sociedade que reconheça os animais como seres que merecem respeito e cuidado. Afinal, a maneira como tratamos os animais reflete diretamente o tipo de sociedade que somos, e uma mudança de comportamento mostrará como devemos ser! Max Russi é Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.