Dia Mundial da Atividade Física

DR. JOÃO LOMBARDI

É comemorado em 06 de abril o Dia Mundial da Atividade Física. Sabemos que a funcionalidade do ser humano está relacionada à movimentação, e por esse motivo, é extremamente importante ter um estilo de vida ativo para ter todos os benefícios que isso traz à saúde.

Primeiro é importante diferenciar exercício físico de atividade física. O exercício físico é uma atividade física estruturada, repetitiva e direcionada com um objetivo, com uma sistematização sequencial de movimentos do corpo a partir de um planejamento específico. Já a atividade física é todo movimento do corpo que gera um gasto energético acima do repouso, e é dela que iremos falar nesse texto.

É muito importante termos uma vida fisicamente ativa em que o exercício físico esteja incluso na rotina

Há muito tempo já é descrito na literatura os benefícios para a saúde da atividade física. Um dos estudos mais famosos a comprovar isso foi em 1953, com 31 mil homens trabalhadores do sistema de transporte da cidade de Londres, entre 35 a 64 anos, em que os cobradores dos famosos ônibus da cidade de 2 e 3 andares que trabalhavam subindo e descendo as escadas durante o turno de trabalho, tinham muito menos doença arterial coronariana que os motoristas de ônibus que passavam o turno inteiro de trabalho sentados!

Desde então, são diversos estudos científicos comprovando esses dados. Recentemente em 2024, uma publicação mostrou queda da mortalidade por todas as causas em atividade física de baixa intensidade, sendo considerada atividade física de baixa intensidade lavar louça, passear com cachorro, jardinagem, entre outros. Isso mostra a importância de ao longo do dia ir aumentando a frequência de atividade física na melhora da saúde a longo prazo, ajudando no combate ao sedentarismo e todos os problemas que ele traz. E novamente, não estamos nem falando de exercício físico, heim!

Por fim, a revista Lancet em 2011 publicou um estudo com redução da mortalidade e aumento na expectativa de vida com quantidades mínimas de atividade física em homens, mulheres, pré-hipertensos e hipertensos, pré-diabéticos e diabéticos, obesos, tabagistas, etilistas regulares, pessoas com colesterol elevado e pessoas com insuficiência renal. Em todos esses grupos, a quantidade mínima de atividade física já foi capaz de aumentar a expectativa de vida!

O grande recado é se mexer! É muito importante termos uma vida fisicamente ativa em que o exercício físico esteja incluso na rotina, mas pequenos gastos da atividade física ao longo do dia já trazem benefícios enormes para saúde! Mexa-se!

Dr. João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *