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Com informação: folhamax
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) atendeu aproximadamente 6 milhões de pessoas em 2024, tanto presencialmente quanto online. A autarquia conta com 138 unidades de atendimento ao público. O serviço mais solicitado foi a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLVe), com um total de 1.646.951 documentos emitidos. Até dezembro de 2024, Mato Grosso tinha uma frota de 2.754.358 veículos em circulação. No que diz respeito à vistoria de veículos, foram realizadas 650.203 inspeções nas unidades do Detran e nas 66 empresas credenciadas para esse serviço. Além disso, ocorreram 486.443 transferências de propriedade de veículos e 234.722 transferências entre municípios e estados. Também foram confeccionadas 264.125 Placas de Identificação Veicular no padrão Mercosul, produzidas por 131 empresas de estampagem credenciadas ao Detran. Na área de habilitação, o Detran emitiu 405.547 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) em 2024. Foram aplicadas 130.927 provas teóricas e 167.880 provas práticas de direção, além de 423.943 coletas de imagem e assinatura digital (CAV) para processos de habilitação. O número de renovações de CNH chegou a 262.749, com 59.695 primeiras habilitações emitidas, 52.673 CNHs definitivas e 7.407 emissões de segunda via da CNH.
“O volume de atendimentos e serviços realizados demonstra a grandeza do Detran. Todos os dias, milhares de cidadãos visitam nossas unidades para acessar diversos serviços relacionados a veículos e habilitação. Portanto, nossa prioridade na gestão atual é aprimorar a qualidade do atendimento, proporcionando mais conforto nas unidades e expandindo os serviços online, visando desburocratizar ainda mais nossos processos”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos. O coordenador de Atendimento ao Cidadão do Detran-MT, Cleyton Brandão, ressaltou as melhorias experimentadas pelos cidadãos durante a gestão, tanto no atendimento presencial quanto na implementação de serviços online. “A atual administração investiu significativamente na modernização das unidades para melhor atender o público, incluindo a reforma completa do atendimento na sede em Cuiabá e a introdução do sistema de agendamento pelo site, o que reduziu consideravelmente as filas de espera, permitindo que os cidadãos escolham o dia e horário para serem atendidos, garantindo mais agilidade e conforto”, comentou.
As melhorias no Detran são percebidas na prática por muitos cidadãos, como o motorista de aplicativo Carlos Fabiano Almeida, que agendou seu atendimento pela internet ao visitar a unidade do Detran. “Fazia muito tempo que não ia ao Detran e fiquei impressionado com a rapidez do atendimento, sem filas de espera. Gostei de ter agendado o horário. Foi muito prático e resolvi tudo rapidamente”, relatou. O atendimento presencial em todas as unidades do Detran-MT deve ser agendado pelo site: www.detran.mt.gov.br.
Serviços online
Além dos atendimentos presenciais, o Detran-MT oferece mais de 20 serviços que podem ser realizados online, pelo site ou pelo aplicativo MT Cidadão. Entre eles estão: Renovação da CNH; Emissão do Licenciamento Anual; Transferência veicular digital; Segunda via da CNH; Troca para CNH definitiva; Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID); Troca para Placa Mercosul; Segunda via de CRV; Inclusão de financiamento; Baixa de financiamento; Requerimento para condutor PCD; Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo); Emissão de certidão do condutor; Consulta de informações de veículos; Defesa e Recurso de infração de trânsito; Emissão da credencial de estacionamento para idosos (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito); Indicação de Real Infrator (também pelo aplicativo).
Atendimento virtual
Além do atendimento presencial e dos serviços online, o Detran-MT disponibiliza um canal de atendimento via WhatsApp, pelo número (65) 99933-9318, e o Disque Detran, através do número (65) 3615-4800. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Pelo WhatsApp, o cidadão pode obter respostas automáticas para perguntas frequentes e interagir com atendentes para esclarecer dúvidas durante o horário de expediente. Em 2024, foram realizados 77.746 atendimentos ao cidadão por meio do Disque Detran.