VINICIUS MENDES e ALLAN MESQUITA
Gazeta Digital
Valdir Barranco, deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, afirmou que a deputada federal Coronel Fernanda (PL) “desconhece a história do Brasil” por afirmar que indígenas vem sendo estrategicamente “plantados” em determinadas regiões do Estado para forçar a demarcação de terras. O parlamentar disse que os indígenas já habitavam o Brasil quando os europeus chegaram e tiveram suas terras surrupiadas.
Durante entrevista ao Jornal da Cultura (98.3 FM), a deputada Coronel Fernanda usou como exemplo o município de Santa Cruz do Xingu (1.085,1 km da Capital), que, segundo ela, pode “perder” 40% de seu território para os povos tradicionais por conta de 4 indígenas que estariam vivendo em uma área dentro do perímetro urbano. Em entrevista nesta quarta-feira (5) Barranco destacou a falta de conhecimento da parlamentar.
“A coronel Fernanda desconhece a história do Brasil né? Quando os europeus chegaram aqui em 1500 os indígenas, os povos originários já estavam aqui, então ninguém planta ninguém […] é um termo bem desapropriado e desrespeitoso com os povos indígenas”.
O município citado pela parlamentar é historicamente povoado pelos povos indígenas já há décadas. Na cidade está situado a Terra Indígena Kapôt Nhĩnore, que se estende por 362.243 hectares nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu e São Félix do Xingu, no Pará. Uma das maiores lideranças indígenas do Estado, Cacique Raoni, nasceu nessa região.
“Eles têm a sua autonomia, são muito preparados, conscientes, inteligentíssimos, bem liderados e acho que isso não cabe, jamais aconteceria. Nós temos que respeitar o direito dos povos originários que já estavam aqui, que tiveram, na maioria das vezes, suas terras surrupiadas pelos brancos que aqui chegaram e continuam tentando fazer isso”, pontuou Barranco.