VG Notícias
Com informação: vgnoticias
Os residentes do bairro Carrapicho, em Várzea Grande, enfrentam uma séria questão relacionada ao descarte inadequado de lixo na rua São Sebastião, uma situação que se arrasta há mais de quatro anos. Na tarde de quinta-feira (16.01), a equipe do VG Notícias esteve no local e constatou que a situação é alarmante. Eveline, uma moradora da área, relatou que já fez inúmeras denúncias à Prefeitura, mas nenhuma ação efetiva foi tomada. “Já fizemos várias reclamações, mas ninguém faz nada. A situação está apenas pela misericórdia de Deus. Quem mora aqui e não tem veículo mal consegue passar pela rua. Está deprimente e perigoso”, desabafou.
O presidente do bairro, Pastor Júnior do Carrapicho, também afirmou que as denúncias sobre a condição do local têm sido feitas há anos, abrangendo várias gestões municipais. No entanto, mesmo com as constantes reclamações, nenhuma autoridade apareceu para verificar a realidade enfrentada pelos moradores. “Denuncio há muito tempo, desde outras administrações. Precisamos de ajuda, especialmente nesse período crítico, com os riscos de chikungunya e dengue. Ninguém jamais veio aqui para ver de perto a difícil situação que enfrentamos”, disse Júnior.
As imagens registradas pela equipe mostram uma grande quantidade de lixo acumulado, predominantemente composto por resíduos de empresas. Entre os materiais descartados, há madeiras, pneus, pisos e sacos de entulho, além de resíduos domésticos, o que agrava ainda mais o problema.
Para os moradores, é fundamental uma fiscalização mais rigorosa e a instalação de câmeras de segurança na área. Eles destacam que, mesmo após eventuais ações de limpeza, os descartes irregulares continuam a ocorrer. “Pessoas de outros bairros vêm aqui e jogam lixo. É necessária fiscalização, câmeras de segurança. Eu, inclusive, filmei um carro descartando lixo no local”, relatou uma moradora. No vídeo enviado por Eveline, é possível ver um veículo estacionado à beira da rua enquanto realiza o descarte irregular de lixo. As imagens foram encaminhadas à Defesa Civil do município, com a intenção de identificar o responsável pelo ato ilícito.
Em setembro de 2023, a equipe do VG Notícias esteve no local para investigar uma denúncia sobre o descarte irregular de documentos, equipamentos eletrônicos e caixas com o emblema do Governo do Estado, reforçando a preocupação de que empresas utilizam o local como um verdadeiro “lixão”. Na ocasião, foram encontrados relatórios, ofícios e termos de cadastro da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), além de revistas do Governo do Estado referentes aos anos de 2019 a 2022. Após a publicação da matéria, os responsáveis informaram que enviariam caminhões ao local para realizar a coleta do lixo.
Em 2020, o VG Notícias também recebeu denúncias sobre o descarte irregular de lixo na região. Naquela época, o presidente do bairro, Júnior Carrapicho, relatou que era comum a chegada de caminhões carregados de lixo para descarte no local.