Deputado responsabiliza governo de MT por atrasos em obras no Portão do Inferno

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) lançou críticas e afirmou que o governo do Estado é “culpado” pelo atraso nas obras destinadas a resolver os deslizamentos no Portão do Inferno, localizado em Chapada dos Guimarães, (67 km de Cuiabá). Barranco apontou a falta de renovação da Competência Ambiental do Parque pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) como um dos principais fatores responsáveis pelo impasse.

Em um vídeo compartilhado em sua conta no Instagram, o parlamentar recordou que o governo estadual não renovou a autorização de competência pelo parque, que vigorava desde 2017. “Durante seis anos, de 2017 a 2023, o governo do estado de Mato Grosso possuía a delegação de competência ambiental do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Por que a Sema cuidou do licenciamento ambiental e das obras do Portão do Inferno durante este período?”, questionou Barranco.

A publicação, realizada nessa segunda-feira (20), rebateu as críticas do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que expressou frustração com a demora na aprovação do projeto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

NOTÍCIAS QUENTES – Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Segundo o deputado, o Estado estava confiante de que ganharia a licitação para a gestão do Parque Chapada, o que não ocorreu. “Isso ocorre porque o pedido foi protocolado há quase 3 meses. No entanto, somente em 7 de maio, os órgãos ambientais se comprometeram a entregar as licenças após 30 dias, ou seja, no início de junho. No entanto, na visão de Barranco, o Estado estava confiante de que ganharia a licitação para gerir o Parque Chapada, o que acabou não acontecendo”.

Barranco ainda classificou o governo de Mato Grosso como “empáfia” por não reconhecer o erro e citou que o governo estadual “não possui moral” para criticar o governo Lula, pois tem escândalo de corrupção na Saúde do Estado.

“Essa empáfia do governo do Estado, do vice-governador Pivetta, quando ele diz que o governo é competente e o governo Lula é incompetente. Isso é berrante, para gado bolsonarista. Eles achavam que o Estado ganharia o certame licitatório para gerenciar o parque e perderam. E agora, ficam com essa conversa fiada e mimimi. Esse governo do estado é cheio de problemas e cheio de corrupção com duas operações da Polícia Civil, na Saúde e envolve recursos federais e a denúncia vai para o MPF (Ministério Público Federal)”, apontou.

O parlamentar concluiu suas críticas destacando a falta de ação do Estado durante os seis anos em que teve a responsabilidade sobre o Parque. “Por que eles não fizeram em 6 anos quando a responsabilidade era deles? No final eles deixaram perder o prazo e não requereram o aditamento para continuar sendo os responsáveis para deliberar sobre todas questões ambientais do parque. Achavam que o Estado ganharia a licitação, faria a gestão e perderam. Agora, ficam com essas conversas fiadas e mimimi”, finalizou Barranco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *