Foto: Reprodução
Com informação: hnt
Entre as alterações na composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que ocorreram no início do ano após as eleições municipais, destaca-se a posse de Francisco Guarnieri de Lima, conhecido como Chico Guarnieri (PRD). Ele assumiu esta semana a vaga que pertencia a Claudio Ferreira (PL), agora prefeito de Rondonópolis. Nos primeiros dias em sua nova função, o deputado foi abordado por Abilio Brunini (PL), prefeito de Cuiabá, que o chamou de “irmão de fé”. Brunini convidou o novo parlamentar a se filiar ao Partido Liberal e, em um vídeo publicado nas redes sociais, ressaltou o alinhamento ideológico entre eles, comprometendo-se a destinar emendas impositivas para a capital.
“Venha para o nosso partido, junte-se a nós. E faça um bom trabalho na Assembleia defendendo nossos valores e aquilo em que acreditamos”, disse em tom descontraído, ao que Chico respondeu afirmando seu compromisso com a transferência de renda para Cuiabá. Embora não seja um novato, Chico é empresário, produtor rural, ex-vereador de Barra do Bugres e evangélico. Em 2022, ao concorrer a deputado estadual, obteve 10.134 votos, garantindo a suplência pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 2023, Chico assumiu a titularidade e atuou como deputado estadual por 30 dias, período em que aprovou uma emenda de sua autoria ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO – 1399/2023).
A emenda 55/2023 destina recursos para a pavimentação asfáltica de trechos das rodovias MT 247, MT 246 e MT 160, que conectam os municípios mato-grossenses à região sudoeste. Sendo o primeiro representante de Barra do Bugres em 18 anos, ele prioriza a pavimentação entre seu município e Lambari D´Oeste. Além disso, apresentou 11 projetos de lei, dos quais dois já foram aprovados em primeira votação.