BRENDA CLOSS
Da Redação – folhamax
Vice-presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Janaína Riva (MDB) não prevê que as eleições da Mesa Diretora sejam antecipadas para julho deste ano devido ao pleito municipal. Além disso, não acredita em uma “rasteira” por parte de algum colega e afirmou que quer formar uma chapa de consenso com os deputados Júlio Campos (UB) e Max Russi (PSB).
O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (UB), já antecipou que não irá se candidatar a nenhum cargo para o biênio 2025/2026, uma vez que está focado em seu projeto de candidatura à prefeitura de Cuiabá. Com isso, Janaína acredita que é natural o atual primeiro-secretário, Max Russi, se candidatar à presidência e gostaria que o mesmo ocorresse com ela para assumir a primeira-secretaria.
“Eu acho que o Max é o natural e o que eu estou esperando também é que a minha indicação seja algo também natural. Não vou forçar nenhuma situação. Mas eu acredito que seja talvez o caminho mais tranquilo pra Casa pra se obter um consenso. E é isso que a gente vai aguardar, tentar construir um consenso a todo momento”, afirmou à imprensa nesta segunda-feira (1º).
A parlamentar não crê que a eleição será antecipada devido ao processo eleitoral municipal. Na avaliação dela, a prioridade é fechar os alinhamentos até dia 6 de abril, prazo final das janelas partidárias e só depois o tema será discutido. “Mas não quero machucar ninguém e quero chegar lá por mérito e por convicção dos deputados de que seja o melhor caminho”, deseja a deputada num recado ao deputado estadual Beto Dois a Um, que trocou o PSB pelo União Brasil com a intenção de disputar a primeira-secretari.
Em 2023, o deputado Júlio Campos (UB) afirmou que deseja promover um choque de renovação na Mesa Diretora e que trabalha para se candidatar à presidência do Parlamento em 2025. Júlio alega que os deputados mais antigos também estão ansiosos para disputar e assumir o comando da Mesa.
Sobre isso, a vice-presidente afirmou que gostaria de compor com o cacique e tem conversado com ele sobre a possibilidade. “Vamos conduzir da forma mais tranquila possível, e a gente deve aguardar até setembro A gente tem conversado com o Júlio para ele compor conosco. Achamos que o nome dele é um nome de respeito, já foi governador, mas a gente tem trabalhado uma composição junto e vamos tentar fazer de tudo para ele estar na nossa chapa e também compor junto conosco”, garantiu a legisladora.