Deputada Cobra Ajuda Do Governo Do MT A Cidades Atingidas Por Chuvas

Foto: Reprodução

Com informação: folhamax

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) solicitou apoio do Governo do Estado para auxiliar os municípios de Salto do Céu, Rio Branco e Cuiabá, que foram afetados por tempestades nos últimos dias em Mato Grosso. Em suas redes sociais, nesta terça-feira (14), a parlamentar recordou que o governador Mauro Mendes (UB) destinou R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul para ajudar nas enchentes que atingiram o estado gaúcho entre abril e maio de 2024. Segundo Janaína, em Cuiabá, os alagamentos prejudicaram a rotina de diversos bairros e das principais avenidas da cidade. No interior, cidades como Rio Branco e Salto do Céu sofreram danos significativos em sua infraestrutura, aumentando os problemas para os moradores. Diante dessa situação, a deputada informou que enviou um ofício à Casa Civil pedindo que o governo estadual tome medidas emergenciais para apoiar as cidades mais afetadas.

“O início de 2025 trouxe cenas lamentáveis de destruição causadas pelas chuvas, que deixaram um rastro de prejuízos em várias partes do estado. Diante desse quadro, estou enviando um ofício à Casa Civil pedindo que o governo do estado implemente ações emergenciais de apoio aos municípios atingidos”, publicou a emedebista. Janaína também destacou o auxílio emergencial anunciado pela prefeitura de Cuiabá como uma ação importante, mas enfatizou a necessidade de uma colaboração entre os municípios e o governo estadual. Ela ainda lembrou a mobilização de Mato Grosso em solidariedade às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024, sugerindo que a mesma postura de apoio seja adotada em relação aos mato-grossenses. “Recordamos que, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o governo de Mato Grosso se mobilizou para ajudar nossos irmãos gaúchos — uma atitude admirável que merece reconhecimento.

Agora, esperamos que a mesma solidariedade e empenho sejam direcionados aos afetados aqui em nosso estado. Vamos juntos enfrentar essas dificuldades”, cobrou. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), já choveu 190 milímetros na capital nas duas primeiras semanas de janeiro de 2025. Esse volume representa 74% da média normal para o mês, que é de 257 milímetros. No último domingo (12), uma forte tempestade atingiu a cidade, deixando um rastro de destruição em vários bairros e em importantes avenidas da Capital, como a Tenente Coronel Duarte, a Prainha, e no Córrego do Gambá, na Avenida Beira Rio, no bairro São Mateus, deixando centenas de famílias desesperadas ao perderem seus bens. Nas cidades da região Oeste do estado, as chuvas provocaram a destruição de uma ponte que liga os municípios devido à força da enxurrada. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que as águas chegaram a cobrir as copas de centenas de árvores em Salto do Céu e Rio Branco. Um alerta de perigo de chuvas foi emitido para todo o estado de Mato Grosso pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads