Curso é encerrado e taxistas elogiam organização e destacam necessidade dos processos formativos para categoria

MÁRCIA MARTINS

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá, por meio do setor de transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou o encerramento do curso de atualização gratuito, para condutores de táxi na capital. O treinamento é um requisito estabelecido pelas leis: Federal n° 12.468 26/08/2011 e Municipal n° 5.090 22/04/2008, regulamentado pela Res. n° 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ao longo de dois finais de semana, as atividades foram realizadas no auditório do Palácio Alencastro.

A capacitação incluiu temas como relacionamento interpessoal, convívio social, qualidade no atendimento ao cliente, direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, mecânica elétrica básica. Além disso, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve participando para fazer aferição de pressão e teste de glicemia nos motoristas e ainda prestar orientações sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças.

A secretária de mobilidade urbana, Luciana Zamproni, lembrou que o curso é de suma importância, não só para atualização dos profissionais, mas também para as pessoas que vão usufruir do trabalho de um motorista muito mais consciente, preparado e até mesmo acolhedor. “Vimos depoimentos emocionantes. Muitos profissionais agradeceram a oportunidade de estar em contato direto com a secretária, com a equipe técnica da Semob, de serem ouvidos. Percebemos que o elo entre a Semob e eles foi instaurado novamente. Então eu acredito que essa capacitação além de dar oportunidade para a classe que fez tudo de maneira gratuita, ainda trouxe qualidade de serviços para a população de Cuiabá que ganha a segurança de ir e vie com taxistas e mais preparados”, contextualizou Zamproni.

Há 27 anos na profissão, a taxista Osmarina Dorte, ressaltou que foi uma grande oportunidade, pois a permissão dela já estava vencendo. “De um modo simples, conseguimos fazer em dois sábados consecutivos este curso. Inovamos, aperfeiçoamos e tiramos muitas dúvidas. Tivemos até palestra de uma psicóloga, com exclusividade para à categoria. Tudo isso sem nenhum custo financeiro e em tempo hábil”, declarou a participante ao acrescentar que também foram tiradas muitas dúvidas sobre o novo estacionamento rotativo que começou a operar na Capital, no último dia 20 de fevereiro.

O presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Rodoviário de Cuiabá e Diretor do Sindicato dos Taxistas, Robson Mota Portela, disse que foi um evento bem organizado, que foi uma oportunidade a mais para que os condutores de táxis de Cuiabá pudessem oferecer um serviço regularizado e de qualidade às pessoas. “É um curso obrigatório para a categoria e os condutores que participaram de todas as aulas, receberam certificado de participação, concedido pela Semob. Ficamos muito satisfeitos com tudo, somente a agradecer”, concluiu o presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Rodoviário de Cuiabá e Diretor do Sindicato dos Taxistas ao reiterar que em Cuiabá, existem atualmente, 604 permissionários do transporte individual de passageiro de táxi e 80 pontos de táxi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *