O 3º Dia de Campo UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande, organizado pelo curso de Agronomia, contou com a presença de mais de 300 participantes, entre estudantes, produtores rurais e expositores, no dia 05 de novembro, no Campo Experimental da Instituição. A programação contou com visitas aos cultivos agrícolas expostos no Campo Experimental e apresentações de cada empresa parceira nos seus respectivos stands.
O objetivo é aproximar estudantes, empresas e produtores rurais, criando um ambiente onde os avanços tecnológicos do setor agropecuário sejam apresentados e discutidos. O coordenador do curso de Agronomia do UNIVAG, professor doutor Carlos Eduardo Souza Bezerra, ressalta que todas as empresas parceiras estão comprometidas com a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável e todas apresentam tecnologias voltadas ao aumento da produtividade agrícola sem deixar de lado a preocupação ambiental.
“O diferencial do Dia de Campo UNIVAG são as grandes empresas que apresentam seus serviços/produtos, onde os alunos conseguem visualizar as inovações no setor através das novas tecnologias expostas. Essa conexão permite que os jovens escolham as áreas que mais se identificam e façam networking, isso desperta esse senso de começar a ter o foco profissional”, afirmou.
A aluna de Agronomia do UNIVAG, Kelli Cristini Puhl Piovesan contou que pensa em rodar Mato Grosso após formada, atuando na área de produtos agrícolas e insumos, mas que no Dia de Campo ela pôde ver novas possibilidades. “O evento mostra a real situação do mercado de trabalho, os novos produtos e as inovações tecnológicas, abrindo mais caminho para o conhecimento dos participantes”, disse.
Para Willian de Souza Salomão, aluno do curso de Agronomia do UNIVAG, o evento é muito importante porque já cria um contato direto com o campo. “Facilita essa conexão, com mostras de tecnologias, e o UNIVAG está sempre empenhado nesse formato, de aplicar a prática nos cursos, trazendo as novidades para nós alunos”, afirmou.
A organização do Dia de Campo UNIVAG é feita pelos alunos, supervisionados pelos professores, e conta com a parceria de diversas empresas. O diretor das Áreas de Conhecimentos de Ciências Agrárias e Engenharias do Univag, professor Dr. Anderson Luis Cavenaghi, pontua que o evento é uma grande oportunidade de divulgar os projetos desenvolvidos pela Instituição. “Sem o envolvimento dos alunos nada disso estaria acontecendo. É muito satisfatório ver o envolvimento deles e entenderem a finalidade do projeto, então essa prática tem sido muito bem-vista, vale de aprendizado e formação”, frisou.
O 3º Dia de Campo UNIVAG foi realizado com o apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja -MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar -MT), Corteva Agriscience, OuroGran Fertilizantes, Agrológica, Netafim, Solinftec, Matsuda, Rico Nutrição Animal, Casa do Adubo e Biomas – Soluções Ambientais.
Curso de Agronomia do Univag recebe 300 participantes | FOLHAMAX