Cuiabá terá 33 domingos de ônibus gratuito em 2025

Foto: Emanoele Daiane

 

A partir de 2025, os cuiabanos poderão circular de ônibus aos domingos sem custo, graças à Lei Municipal 7.248, sancionada pelo prefeito Abilio Brunini e publicada no dia 29 de abril na Gazeta Municipal. A proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, visa fortalecer a mobilidade urbana e garantir maior acessibilidade à população.

Além dos 33 domingos do ano, a gratuidade poderá ser estendida a feriados em dias úteis, como 7 de setembro (Independência do Brasil) e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), mediante decreto municipal. A medida, no entanto, não se aplica ao transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.

Impacto imediato
Logo no primeiro dia de vigência da medida (1º de maio), 27.722 passageiros utilizaram o benefício para visitar parques, espaços públicos e familiares, mostrando a adesão popular à iniciativa.

Como obter o cartão transporte?
Para usufruir da Tarifa Zero, é necessário possuir o cartão transporte, disponível para solicitação:
✅ Online: https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte
✅ Nas cabines da MTU
✅ Nos terminais e estações de transporte
✅ Com monitores credenciados

Compromisso com a cidade
O prefeito Abilio Brunini destacou que a medida reforça o compromisso com a inclusão social e o transporte público como direito básico“Queremos garantir que todos tenham acesso à cidade, reduzindo desigualdades e incentivando o uso do transporte coletivo”, afirmou.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Mato-grossense de Transporte Urbano (AMTU) e deve impulsionar o uso do sistema de ônibus, além de aquecer o comércio e o turismo local aos finais de semana.

Informações: Prefeitura de Cuiabá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads