Cuiabá e Atlético-MG já se enfrentaram duas vezes na história em 2021, e, nesta quinta-feira (21), fazem seu terceiro duelo na Arena Pantanal, às 18h pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. No retrospecto, o Galo é soberano com 100% de aproveitamento e duas vitórias. A primeira, em julho do ano passado pela nona rodada na Arena Pantanal. Depois, o time mineiro venceu de novo jogando em casa, no Mineirão, em outubro.
No primeiro embate, o Dourado jogou em casa e teve melhores números, a título de estatística. Foram 11 chutes, sendo quatro finalizações no gol. Pelo lado do visitante, apenas 4 chutes, sendo um no gol. Além disso, teve 60% de posse da bola, contra 40% do Atlético. Ainda foi melhor no toque de bola, com 87% de precisão nos 564 passes trocados.
Naquele domingo de 4 de julho, porém, o dono do gramado não conseguiu sair da partida com o mérito na rodada 9. O revés veio dos pés de Nacho Fernández. O lance começou em rápido contra-ataque puxado por Savarino, que enfiou para Hulk por trás da marcação de Paulão. O zagueiro ficou no chão e viu o atacante entrar livre na área e escorar a bola para Nacho estufar o fundo das redes.
O resultado do jogo levou o Galo para o G-4, e deixou o Cuiabá na zona de rebaixamento.
Na segunda oportunidade, o Auriverde da Baixada foi até Belo Horizonte para jogar no Mineirão, no dia 24 de outubro, pela rodada 28. A partida começou intensa com o Cuiabá marcando logo aos dois minutos, por gol contra do zagueiro Nathan Silva, que recuou na direção do gol, e Everson não chegou a tempo.
Mas a reação do Galo foi rápida, e dois minutos depois Hulk empatou. A partir daí, só deu Galo. E o gol da virada saiu no minuto final do primeiro tempo com Jair, de cabeça. Na etapa complementar, o cenário pouco mudou. O Galo conseguiu marcar o terceiro no início do segundo tempo de novo com Hulk, mas o gol foi anulado porque a bola bateu na mão do atacante.
Agora, os times tem o compromisso nesta quinta-feira (21), às 18h, na Arena Pantanal. Atual quinto colocado, com 31 pontos, o Atlético está na briga pelo G-4 e entra para manter a soberania do histórico entre os dois. O Dourado, por sua vez, ocupa o 15º lugar com dezenove pontos e tenta respirar por mais uma rodada fora da zona da degola