Para potencializar um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, o turismo, a prefeitura de Cuiabá investiu R$ 3,4 milhões no projeto de revitalização da Orla do Porto II, que é um cartão postal da capital. A obra será entregue nesta quinta-feira (03), às 19h. A última etapa abrange a arborização às margens do Rio Cuiabá, com mais de mil mudas árvores plantadas.
Por meio de um trabalho em conjunto entre Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Orla do Porto II era um espaço ocioso que agora se tornará mais uma opção de lazer à população.
O projeto conhecido foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange uma área de mais de 600 metros de extensão. No local, foi construído um calçadão com total acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras.
Além desses equipamentos, a Orla II conta ainda com esculturas que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também está presente no novo espaço de lazer.
A produção das peças foi feita pelo artista plástico Frede Fogaça, parceiro da Prefeitura de Cuiabá em diversos projetos. Segundo ele, as estátuas de Dante de Oliveira e Jejé de Oyá são construídas com fibra e preenchidas internamente com poliuretano. O tamanho segue a altura real dos personagens, sendo que o primeiro está em pé e o segundo sentado.
“Minha gente, chegou o grande dia, tão aguardado. A entrega da nossa Orla do Porto II, o novo e completo cartão postal da cuiabania. Uma área que anteriormente estava abandonada, mas que agora, recebe uma cara nova, fazendo com que as famílias tenham mais uma opção de recreação dentro da cidade. Nesse clima de festa que convidamos todos e todas para prestigiar essa data histórica ao nosso lado, um presente da nossa gestão as futuras gerações”, enfatizou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
O plantio de cerca de dez espécies nativas da região foi promovida pela Limpurb. As mudas são oriundas de produção no Horto Florestal Tote Garcia e também de doação do Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam).
Entre as espécies plantadas estão, por exemplo, Ingá, Paineira, Angico, Cambará, Aroeira, Ipês amarelo, branco e roxo, entre outras adequadas para o clima da Capital. De acordo com a programação, o plantio será iniciado na tarde desta quinta-feira e deve ser concluído ao longo desta semana.
“A Limpurb tem sempre buscado dar sua contribuição para garantir a entrega de obras e ações que embelezam nossa cidade e melhoram qualidade de vida da população. Na Orla II, não foi diferente. Desde o início, buscamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Obras Públicas e o plantio é mais uma etapa desse processo”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite. (Com informações da assessoria)