O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), assinou contrato para integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), nesta semana. A secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, também esteve presente na assinatura, que tem como objetivo aprimorar a rede municipal de saúde da capital.
De acordo com Suelen, a participação de Cuiabá no consórcio será essencial para mitigar o problema de falta de medicamentos e insumos na rede.
“Como ente público, nossas aquisições precisam ser feitas por meio de licitação, o que torna o processo bastante moroso. Além disso, nem sempre conseguimos sanar as nossas necessidades, pois temos muitos pregões fracassados ou com outras questões que atrasam ainda mais a finalização do processo. Com este consórcio, poderemos realizar a compra de medicamentos e serviços junto com outros 13 municípios, o que possibilitará a aquisição de quantidades maiores por um preço melhor e com total transparência”, comentou a secretária.
Uma das grandes vantagens do Consórcio é a possibilidade de comprar materiais hospitalares diretamente dos fabricantes, evitando os fornecedores intermediários. Essa medida gera uma economia significativa para os municípios.
“Além da economia, a logística será mais eficiente. Com isso vamos sanar a falta de medicamentos nas Farmácias Básicas do município de Cuiabá. Uma outra vantagem ainda consiste na possibilidade de permutas e empréstimos desses materiais entre os entes consorciados, o que evitará a falta de insumos e medicamentos nas cidades que fazem parte do Consórcio”, comentou o secretário adjunto de Gestão, Gilmar Cardoso.
O presidente do CISVARC, prefeito de Jangada, Rogério Meira, comemorou a adesão de Cuiabá ao Consórcio. “A entrada da capital no Consórcio é de extrema importância, pois vai fortalecer muito os municípios da Baixada Cuiabana e dar ainda mais credibilidade ao grupo”.