O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) recebeu quatro oficinas com renomados chefs nacionais e regionais em sua Cozinha Experimental, durante a 8ª edição do Pantanal Cozinha Brasil, maior evento de gastronomia do Centro-Oeste. O evento aconteceu entre os dias 3 a 9 de outubro em Cuiabá e Várzea Grande, tendo a bocaiúva o ingrediente explorado do ano.
A cozinha do Univag foi palco para as oficinas práticas da homenageada do ano, a chef Ariani Malouf, que preparou pratos contemporâneos ao lado do chef nacional Rodrigo Bellora e os chef´s Luiz Filipe Souza, premiado em São Paulo, e Marcelo Cotrim. Além das oficinas práticas dos renomados chefs regionais Carol Manhozo, Marcus Alves, Wal Untar e Fernando Mack.
Pela primeira vez em Mato Grosso, o chef Rodrigo Belorra se surpreendeu com os encantos do Pantanal e com a culinária regional. “Meu conceito de gastronomia é cozinhar natureza muito parecido com a cultura do estado. A cozinha do Univag me proporcionou todas as ferramentas necessárias para preparar os pratos, incrível toda essa estrutura”, disse.
A chef Ariani Malouf destacou que a oficina foi a junção da culinária cuiabana e do Rio Grande do Sul. “Rodrigo trouxe ingredientes típicos do seu estado e nós o peixe regional, mas com uma pegada contemporânea que é a linha da cozinha do restaurante Mahalo. É uma grande honra para mim ser a homenageada do ano, o caminho é longo e está se solidificando a cada dia”, agradeceu Ariani.
Com técnica, dedicação e muita pesquisa, o chef nacional Luiz Filipe Souza preparou pratos do cardápio do seu restaurante Evvai, considerado um dos melhores restaurantes do país. O chef deixou uma mensagem para motivar os futuros gastrônomos.
“Não se deve apegar apenas as técnicas da profissão, mas tentar entender o conceito por trás do processo criativo dos pratos, entender o porquê se chegar aquele resultado. Hoje em dia é essa dificuldade que eu vejo nessa geração, não é só pegar uma receita e fazer, todo prato tem uma história, uma carga, um pensamento e idealização, um caminho para se chegar e é legal entender esse caminho para poder fazer seus próprios”, pontuou Luiz Filipe.
A coordenadora do Curso de Gastronomia do Univag, professora doutora Adriene Alexandra Paiva, reforça que o Pantanal Cozinha Brasil faz parte das atividades realizadas pela instituição, que além do ensino de qualidade se destaca através dos projetos integradores que materializam a realidade do mercado de trabalho para os alunos.
“O evento proporciona na prática como é ser um gastrônomo, em todas as etapas o aluno participa ativamente do processo. É uma grande oportunidade para eles vivenciarem experiências gastronômicas externas, outros chefs, outras culturas, novas ideologias, principalmente a valorização dos alimentos regional”, destacou.
O organizador e professor de Gastronomia do Univag, João Caldeira, explica que o Pantanal Cozinha Brasil tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar o intercâmbio entre chefs de cozinha, empresários e produtores, buscando a valorização da produção local, de nossa culinária e hábitos regionais.
Nesta edição, o Pantanal Cozinha Brasil aconteceu no Univag, em um espaço aberto ao público e gratuito para degustação e venda de produtos dos expositores, além de doze palestras/workshops de gastronomia com degustação. (Com informações da Assessoria)