Uma nova rotatória na Avenida República do Líbano, em Cuiabá, vai ampliar a fluidez no trânsito beneficiando a cerca de 25 mil motoristas que transitam diariamente pela região do Centro Político Administrativo (CPA) e bairros adjacentes. A iniciativa é da Prefeitura de Cuiabá.
O aporte financeiro da gestão Emanuel Pinheiro supera R$ 1 milhão. A obra em plena execução conta com prazo de cerca de 90 dias para conclusão e entrega à população.
“É uma região quela região que temos um conflitos de veículos devido ao grande fluxo, a entrada e saída de carros, que se deslocam ao Centro Político Administrativo. A rotatória instalada em frente ao posto de combustíveis já sofreu algumas alterações e sempre constatamos problemas no trânsito naquele ponto, principalmente, em horário de pico. Naquele local, foi realizada uma obra estadual nas imediações e a via foi contemplada, porém, a obra não foi finalizada. A adequação viária e parte desse projeto da nova rotatória está sendo feita pela Secretaria de Obras de Cuiabá. Certamente, vai trazer melhorias à região”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego.
Com a nova rotatória, os veículos que transitam na República do Líbano – sentido Centro, não irão conseguir fazer a conversão em frente ao posto de combustíveis. Os condutores terão de seguir por cerca de 300 metros e terão de utilizar a nova Avenida Enio Luiz Caldart (antiga Avenida Síria), que vai dar acesso ao Departamento de Trânsito (Detran), Parque das Águas, Residencial Paiaguás, Centro Político Administrativo e toda a região.
Sistema Viário Lino Rossi
A avenida Enio Luiz foi entregue também pela gestão Emanuel Pinheiro em janeiro de 2022. A nova avenida recebeu o investimento de cerca de R$ 2,4 milhões é responsável por fazer a ligação entre a tradicional Avenida República do Líbano e a Avenida Dr. Hélio Ribeiro.
O Sistema Viário Lino Rossi, batizado em homenagem ao comunicador e ex-deputado federal Lino Rossi, é um grande corredor de corredor de mobilidade urbana na região dos bairros Alvorada e Jardim Monte Líbano.
Foto: Luiz Alves/Secom