Reporter: MARIANNA PERES Fonte: SECOM/VG
A prefeitura de Várzea Grande publicou o decreto número 39 que declara ponto facultativo, no âmbito do Poder Executivo Municipal, no dia 2 de maio de 2025 (Sexta-Feira), e no dia 16 de maio de 2025 (Sexta-Feira). Hoje, dia 1º, é feriado nacional, Dia do Trabalhador. Na segunda-feira, toda a iniciativa privada estabelecida em Várzea Grande poderá funcionar normalmente.
A gestão municipal destaca diante da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande, o comércio em geral nos dois municípios não deverá funcionar neste feriado. Essa é mais uma data em que as atividades comerciais estão suspensas, conforme acordado entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários) e acompanhado pela Fecomércio-MT.
No entanto, a federação orienta que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes. No caso dos supermercados, restaurantes e farmácias, o empregador poderá abrir o seu comércio mediante a concessão de folga compensatória ou pagamento da hora trabalhada em dobro no dia para o trabalhador.
Já as instituições bancárias e administrações públicas municipais e do estado não haverá expediente no feriado – no caso de Várzea Grande, nem no dia 2 – com exceção das atividades consideradas essenciais.
A CCT também proíbe a abertura das lojas em outras quatro datas no ano: Dia de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro), Confraternização Universal (1º de janeiro) e Sexta-feira Santa.
ABRE E FECHA – Durante o feriado e o ponto facultativo, o expediente no poder público municipal ficará suspenso,retornando na próxima segunda-feira, dia 5.
Os órgãos e as entidades que desempenham atividades consideradas essenciais ao interesse público, como por exemplo, serviços de saúde, segurança pública, captação, produção e distribuição de água e a coleta de lixo, não sofrerão descontinuidade, devendo organizar escalas para manter o funcionamento, atendimento e prestação de serviços à população, durante o chamado ‘feriadão’.
O setor comercial do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) também estará fechado entre os dias 1º e 2. A autarquia vai aproveitar esta pausa para uma rápida intervenção na estrutura, com a finalidade de ampliar o atendimento ao consumidor em mais dois guichês.
Todas as demais unidades operacionais do DAE seguem funcionando normalmente, com equipes em regime de plantão para garantir o abastecimento de água e os serviços essenciais em toda a cidade.