CAROLINA MIRANDA
Vicente Aquino
Foi aberta nesta segunda-feira (30), a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Cenário Atual e Futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, o encontro segue nesta terça-feira (31), no auditório da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
A conferência reúne servidores e representantes de entidades e da sociedade civil organizada com o objetivo de analisar, propor e deliberar metas para a implementação das políticas em prol das pessoas com deficiência no município. O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, enfatizou a importância desses encontros. “São ferramentas estratégicas para a efetivação das políticas públicas, visando à inclusão digna das pessoas com deficiência”, disse.
Durante a cerimônia de abertura, a diretora presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Eliete Jandres de Morais, destacou a necessidade de união para alcançar a excelência e equidade no atendimento. “Nossa luta é contínua em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à acessibilidade”, afirmou.
O promotor da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, especializada na Pessoa com Deficiência e Idosos, Wagner Fachone, reforçou a importância da inclusão e o progresso que a sociedade já fez nesse sentido. “Precisamos enfatizar a necessidade de continuar avançando na busca por uma inclusão cada vez mais efetiva”, apontou.
Durante dois dias, representantes de entidades e da sociedade civil organizada debatem o cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência em Cuiabá, visando a construção de políticas públicas eficazes.
Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, cuja data será anunciada em breve.
Dia 31/10- Terça-feira
08h às 12h: Palestra e discussão dos Eixos Temáticos, seguida pela elaboração das propostas
12h às 13h30: Almoço
13h30 às 15h: Discussão e aprovação das propostas por Eixo
15h às 15h30: Coffee Break
15h30 às 17h: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual