Foto: Divulgação / MIR
Salvador (BA) será o centro das atenções entre os dias 29 e 31 de agosto de 2024, quando sediará a Conferência da Diáspora Africana nas Américas. O evento é promovido pelo governo do Togo, pelo Governo Federal e pelo Governo da Bahia, com o apoio da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Brasil-África.
A conferência reunirá especialistas, pesquisadores, personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, além de setores público e privado. A programação será restrita aos participantes da conferência e abordará temas como Pan-Africanismo, Memória, Restituição, Reparação e Reconstrução.
A coletiva de imprensa ocorrerá no dia 29 de agosto, às 8h, ocasião em que serão apresentados os principais temas que serão discutidos durante o evento.
Com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e experiências, a Conferência reflete o compromisso do Brasil com a valorização da herança africana e a luta global por igualdade racial e justiça social. A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) destacou a importância do evento, afirmando que “a Conferência será um significativo espaço internacional para promover o intercâmbio de políticas de memória e reparação e avançar nas discussões sobre a importância da verdade histórica na reparação dos danos causados pela escravidão”.
Palestrantes confirmados para o dia 29.ago
- Dr. Gnaka Lagoke – Pan-africanismo: Professor assistente de História na Lincoln University, fundador da Africa Alliance for the 21st Century e especialista em conferências internacionais e atividades comunitárias.
- Dra. Helena Theodoro – Memória: Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFCS/UFRJ e cátedra Maria Firmina dos Reis no CBAE/UFRJ, com destaque na pesquisa e divulgação da cultura afro-brasileira e dos direitos humanos.
- Dra. Thula Pires – Memória: Doutora em Direito Constitucional pela PUC-Rio, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e NIREMA, com foco em temas ladino-amefricanos e afrodiaspóricos.
- Dra. Barryl Biekman – Reparação e Restituição: Ativista e política formada em Pedagogia pela Rijksuniversiteit Leiden, coordenadora de projetos entre Suriname e Haia e presidente do Landelijk Platform Slavernijverleden.
- Yolian Ogbu – Reconstrução: Ativista jovem e estudante de Ciência Política e Comunicação na Universidade do Norte do Texas, com ênfase em engajamento cívico entre jovens e mulheres.
A Conferência Diáspora Africana nas Américas é uma oportunidade única para discutir e reafirmar a importância da herança africana e as lutas pela igualdade racial e justiça social.