Comunidade de axé homenageia pioneiras do movimento negro de MT

Redação/VGN

A comunidade de candomblé Ilè Okowoò Asé Ya Lomin’Osà – Egbé Òmórisá Sangó, de Cuiabá, homenageará Ângela Custódia de Oliveira Costa e Maria Antônia da Silva Santos por suas atuações históricas no movimento negro de Mato Grosso.

A homenagem será feita na sede da comunidade, no bairro Jardim Universitário, neste sábado (27). A data da cerimônia foi escolhida em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha celebrado na quinta-feira (25).

As duas mulheres atuaram na fundação do Grupo de União e Consciência Negra de Mato Grosso (GRUCON-MT) na década de 1980. A entidade foi responsável pela mobilização e defesa de pautas raciais e representa um marco no histórico de lutas da população negra do estado.

Babalorixá da casa de candomblé, João Bosco Ty Sangó destaca que a atividade faz parte da perspectiva social da comunidade de axé por meio do projeto Existência, Resistência, Persistência e Consciência Negra.

A iniciativa faz coro às demais ações da casa de candomblé, que realiza atividades de promoção da igualdade racial e valorização da luta e história da população negra desde sua fundação há 14 anos.

“É impossível pensar nas religiões de matriz africana, especialmente de candomblé de nação Ketu, sem rememorarmos a presença das mulheres negras. Com muita garra e coragem, elas desafiaram a sociedade do passado para organizar o que chamamos hoje de família de axé, que é unida por laços de fé nos orixás”, disse o babalorixá.

“E tanto a Ângela quanto a Maria abriram caminhos para conquistarmos nossos direitos enquanto homens e mulheres negras. Demonstraram que a coragem faz com que avancemos em nossa luta. Hoje, somos herdeiros dessas mulheres aguerridas”, apontou ao falar sobre as homenageadas.

A cerimônia será aberta para a população e contará ainda com a apresentação da Diretoria Executiva da Associação de Religiosos de Matriz Africana de Mato Grosso- Coletivo Aájò.

O que: homenagem a lideranças históricas do movimento negro de Mato Grosso.
Quando: neste sábado (27), a partir das 16h.
Onde: Rua Teófilo Otoni, n° 22, quadra 13, bairro Jardim Universitário em Cuiabá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *