Com Mato Grosso na lista dos Estados com aumento de casos de Covid-19, a secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira, espera reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), na próxima quinta-feira (24), para adotar novas recomendações de controle do vírus. Entre as possibilidades é a determinação do uso de máscara em escolas.
“De acordo a última reunião do COE, tinha notificado a redução e até a suspensão de vários leitos em todo o Estado. Com esse aumento significativo, até recebemos documento do Ministério da Saúde, nós solicitamos a permanência de alguns leitos, principalmente de UTI no interior do Estado, embora não seja muito significativo o número de internados, mas de procura e positivos”, declarou.
“Pedimos a manutenção disso e solicitamos uma reunião de urgência na quinta-feira, às 11h. Principalmente virá a recomendação de volta, como uso de máscara nas escolas, permanência de alguns leitos de UTI e enfermaria; é temerário, não sabemos o que pode vir”, completou.
A secretária ainda apontou a baixa procura pelas doses de reforço da vacina contra a Covid-19, como um ponto preocupante para a nova onda do vírus. Pontuou, no entanto, que a ineficiência está nos municípios, que não realizam campanhas de vacinação.
“Dependemos dos municípios. O estado adquire essas vacinas, faz todo protocolo e envia; nossa função está sendo integralmente cumprida. Antes desse aumento, nós fizemos uma notificação individual para cada um dos 141 municípios, solicitando que fizessem (campanha). Enviamos para o Ministério Público, mas não teve muito êxito. A proposta é novamente notificar todos os municípios para que tenhamos esse apoio, pois o Estado sozinho não tem conseguido”, explicou.
Atualmente, conforme dados do boletim elaborado pela SES, Mato Grosso tem 841.157 casos positivos e 15.256 óbitos.