Luana Valentim
Odeputado estadual Valdir Barranco (PT) classificou como absurdo o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a privatização das praias. O tema tem gerado grande polêmica no Senado e nas redes sociais com posicionamento de vários artista famosos.
O PEC propõe a transferência de terrenos a beira-mar para estados, municípios e ocupantes particulares. Se aprovado, a proposta permitirá, na prática, que empresas de diversos setores possam ter domínio sobre esses territórios, como resorts, hotéis, cassinos e instituições de outros segmentos. O relator do projeto é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Barranco se revoltou com o projeto afirmando que parte do Congresso Nacional está querendo eleger uma casta no Brasil, colocando muros para dividir pobres e ricos.
“É um absurdo, querer, mais uma vez, eleger uma casta no nosso país que pode ter acesso a um bem que é natural, que ninguém fez, ninguém construiu, ninguém investiu. É da natureza e do povo brasileiro que vive, principalmente nas regiões litorâneas, que cresceu convivendo e frequentando as praias brasileiras que são lindas, diga-se de passagem. E agora querem privatizá-las para colocar muros e cobrar de quem quer ter acesso, ou seja, cada vez mais essa elite nojenta brasileira, representada por parte do Congresso Nacional, quer se distanciar dos mais pobres, fazer muros para que eles possam frequentar as praias sem a presença dos mais pobres”, disse Barranco.
O petista ainda completou que a elite tem asco dos pobres, mas acredita que a mobilização, inclusive por artistas famosos, poderá influenciar na decisão do projeto para a não aprovação.
“Sou contrário, acho que é uma mobilização muito forte no Brasil já inclusive com participação de artistas e que aos poucos vai chegando na população que demora mais a ter essas informações para que haja uma grande mobilização e que o Congresso não tenha essa coragem de privatizar um bem que é tão importante e é de todos”, pontuou.
Um dos famosos que se mostrou interessado com a privatização das praias foi o jogador de futebol Neymar Júnior. O que causou grande polêmica com a manifestação contraria da atriz Luana Piovani, que desferiu várias criticas contra o esportista, trazendo o assunto para discussão na internet.
A PEC, que até então estava oculta no Senad, acabou tomando grande proporção no país, fazendo com que o relator da proposta, Flávio Bolsonaro, fizesse alterações no texto original. O congressista pretende criar uma emenda para reforçar que as praias vão continuar sendo de todos os brasileiros e que não serão privatizadas, pois, segundo ele, trata apenas dos terrenos já ocupados e o espaço público continuaria a ser de uso normal.