Redação/VGN
Reprodução
As chuvas na próxima semana devem ser intensas, principalmente no centro-sul e oeste de Mato Grosso, com ventos de até 100 km/h, devido à chegada de uma frente-fria que já colocou outras regiões do país em atenção.
Por causa do risco, o Corpo de Bombeiros (CBM) e a concessionária de energia estão reforçando preventivamente as orientações de segurança com a comunidade. A companhia está em estado de alerta, com efetivo em sobreaviso.
Segundo a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, esse canal de umidade está se formando desde o sudeste do Brasil até a região central do país. Além disso, essa massa deve encontrar pontos de calor em Mato Grosso, tornando o tempo ainda mais instável principalmente entre domingo e segunda-feira.
Ana Paula disse que as equipes da Energisa estão monitorando a evolução dessa massa de instabilidade em tempo real dentro do Centro de Operações Integrado e repassando esses dados ao Corpo de Bombeiros e às Prefeituras, para estarem todos preparados para eventuais ocorrências.
Uma dica importante em uma situação de tempestade é procurar um lugar seguro. “Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios”, afirma Tenente-coronel BM Heitor Fernandes da Luz, Comandante Regional I.