O ciclo de palestras “O que tem gerado o aumento da violência contra a mulher?” finalizou a etapa de trabalho que inclui cinco municípios nesta terça-feira (7), em Chapada dos Guimarães.
A iniciativa já reuniu os principais atores locais do combate a este fenômeno social, em Rondonópolis, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade. Entre eles, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, de entidades da Sociedade Civil Organizada, mulheres e homens interessados em mudar essa realidade dramática.
Para discutir causas e soluções para essa temática, foram convidadas palestrantes como a desembargadora, Maria Erotides; a defensora pública Rosana Leite; a presidente da FEPOI/MT, Eliane Xunakalo; a juíza de Direito, Mini Haddad; a mentora de mulheres empreendedoras, Kátia Arruda; e a coordenadora estadual do Programa de Policiamento Patrulha Maria da Penha, tenente coronel Emirella Martins.
O evento híbrido foi idealizado pela professora Jacy Proença, e realizado a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc/MT), e conta com apoio da Assembleia Legislativa, por meio de emenda impositiva do deputado estadual Wilson Santos.
Jacy Proença foi recebida em Chapada dos Guimarães pela primeira-dama Hélia Mello e a secretaria municipal de Assistência Social, Fernanda Ferreira.
De acordo com Proença, até o final do ano, há a intenção de expandir o projeto para mais 10 municípios mato-grossenses.