O Sindicato de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) disse, nesta quinta-feira (9), que os hospitais particulares de Cuiabá têm percebido um aumento na procura por atendimento de pacientes pediátricos com síndromes respiratórias. Entre as unidades, algumas já estão operando com capacidade máxima nos leitos para internação.
Leia também:
Acordo na Justiça do Trabalho garante R$ 7 milhões a ex-empregados do Hospital São Luiz
De acordo com o Sindessmat, estão inclusos na categoria de síndrome respiratória a Covid-19, pneumonia, gripe, entre outras doenças. Apesar do cenário, ainda há unidades com capacidade de continuar recebendo novos pacientes. Entre essas, algumas devem aumentar o número de leitos para atender a demanda.
O Sindessmat, entretanto, esclareceu que o aumento está relacionado à atual época do ano, que comumente registra a escala de doenças respiratórias. A reportagem questionou ao Sindessmat sobre a quantidade dos casos registrados e quantos desses correspondem à lotação por diagnósticos positivos do novo coronavírus.
A associação, porém, disse que as unidades não informaram quantidade de leitos e nem quantos eram destinados a pacientes com Covid-19. Por conta disso, a Sindessmat explica que não é possível quantificar quanto da lotação corresponde aos casos de Sars-Cov-2 e, tampouco, se houve aumento da doença.
Entre os adultos, o Sindessmat informou que um relatório está sendo elaborado e deve ser divulgado na segunda-feira (13).
Redução na testagem por Covid-19
Desde o ínicio do ano, Mato Grosso tem registrado diminuição no número de testagem por Covid-19. Em janeiro, por exempo, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou o fechamento do Centro de Testagem Covid-19, montado no pátio da Policlínica do Coxipó.
Em maio, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também anunciou que os trabalhos no Centro de Triagem da Covid-19 na Arena Pantanal seriam interrompidos gradativamente até o fechamento total, em decorrência da queda da procura.