A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, registrou seis casos de desabamento durante a intensa chuva que atingiu a capital na tarde da última terça-feira (8). De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, quatro dessas ocorrências envolveram residências com estruturas comprometidas — três no bairro Dom Aquino e uma no Centro Histórico. As casas foram interditadas e as famílias afetadas foram acolhidas por parentes.
Equipes da Defesa Civil de Cuiabá e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) estiveram nos locais para realizar uma avaliação detalhada das estruturas. Um laudo técnico será elaborado, indicando as medidas a serem tomadas. “Uma [das ocorrências] foi no Centro Histórico, envolvendo apenas uma parte da estrutura, mas todas as quatro casas estão interditadas pela Defesa Civil. Estivemos nos locais no dia seguinte, 9 de abril, com uma equipe da Defesa Civil e outra do Crea-MT, composta por engenheiros especialistas, para analisar as edificações e emitir um laudo que descreva exatamente o que ocorreu e as providências que os proprietários devem adotar. São edificações particulares”, explicou o secretário.
Além do Centro Histórico e do bairro Dom Aquino, desabamentos também foram registrados nos bairros Jardim das Américas, Jardim Itália, Quilombo e Jardim Leblon. No total, a Defesa Civil Municipal, em colaboração com o CIOSP, recebeu 71 solicitações de ajuda. Em Cuiabá, 41 bairros foram impactados, especialmente nas proximidades dos córregos Gambá e Barbado. Em paralelo aos atendimentos emergenciais, a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, começou a distribuição de colchões, cobertores e kits de dormitório para os moradores que sofreram perdas materiais, especialmente no bairro Pedregal.
Espaços para abrigos
A prefeitura também disponibiliza locais para abrigos temporários — como ginásios esportivos e centros comunitários, considerando a previsão de mais chuvas nos próximos dias. Até o momento, não houve necessidade de ocupação em locais de acolhimento. #PraCegoVer A imagem mostra os escombros de uma das casas afetadas pela forte tempestade em Cuiabá.
Informações: Prefeitura de Cuiabá