Por mais de uma década, um programa liderado pelo Brasil tem trabalhado para unir países latino-americanos em torno de um produto: o algodão.
O Brasil é o maior exportador mundial deste vegetal, o terceiro maior produtor da fibra e líder global em produção sustentável de algodão.
A parceria +ALgodão visa promover a produção sustentável de algodão nos países vizinhos e incentivar a fabricação de produtos artesanais autênticos feitos a partir do algodão, fortalecendo a identidade latino-americana. A cooperação internacional +ALgodão é liderada pelo Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Embrapa e Empaer-PB, e envolve Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Paraguai, Argentina, Haiti e a FAO.
O programa foi iniciado em 2002, após o Brasil contestar subsídios concedidos pelo governo dos Estados Unidos a produtores de algodão. A cooperação +ALgodão também inclui países africanos produtores de algodão.
O embaixador brasileiro Paulo Estivallet de Mesquita destacou a diversificação da produção de algodão em países parceiros como uma vantagem. Técnicas sustentáveis de cultivo brasileiras estão sendo transferidas para a Colômbia, resultando em redução de custos de produção e aprovação dos pequenos produtores.
O clima seco da região produtora colombiana é semelhante ao semiárido paraibano, onde também se cultiva algodão orgânico.
Informações: TV Brasil
Foto: © Frame/TV Brasil