Brasil Condena Ato De Israel Que Considerou Guterres Persona Non Grata

O governo do Brasil expressou tristeza e desaprovação em relação à decisão do governo de Israel de declarar o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, como persona non grata. Em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro nesta quinta-feira (3), o governo brasileiro afirmou que a atitude prejudica os esforços da ONU em favor de um cessar-fogo imediato no Oriente Médio, da libertação imediata e incondicional de todos os reféns e de um processo que permita a concretização da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança.

O ministro israelense dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, anunciou ontem (2) que Guterres não pode entrar em Israel, e afirmou que o secretário-geral da ONU será lembrado “como uma mancha na história da ONU”.

O Itamaraty declarou que o ataque do governo de Israel à organização das Nações Unidas não contribui para a paz e o bem-estar das populações israelense e palestina, afastando a região de uma solução pacífica. O Brasil reafirmou a importância das Nações Unidas, especialmente de sua Assembleia Geral e de seu Conselho de Segurança, nos esforços pelo cessar-fogo e por uma solução de dois Estados.

Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi

Fonte: Agência Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *