Botelho vê falta de bom senso do Ibama e teme início das chuvas

Foto: Tchelo Figueiredo/ ALMT

VITÓRIA GOMES E ENZO TRES
DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), criticou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) pela demora para autorizar as obras no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. Ele teme que o início das chuvas possa retardar ainda mais a solução.

 

Acho que está faltando bom senso do Ibama para acelerar e dar essa decisão o mais rápido possível

O trecho passou a ser um local de risco para os motoristas após sucessivos deslizamentos de terra. Com isso, o Governo do Estado elaborou um projeto para resolver o problema.

 

No início de maio o Ibama afirmou que precisaria 30 dias para dar uma resposta ao Estado. No entanto, mesmo ao final do prazo, o órgão federal não emitiu nenhum parecer.

 

“Acho que está faltando bom senso do Ibama para acelerar e dar essa decisão o mais rápido possível. Não é cabível ficar levando isso para frente sendo que tem um município inteiro aguardando essa definição”, afirmou.

 

 

O ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade) e o Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) já teriam emitido licenças de autorização para o início das obras nas últimas semanas. Agora, falta apenas a análise final do órgão ambiental para que a obra saia do papel.

 

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse esta semana que o Ibama sinalizou que em até 10 dias vai emitir a autorização.

 

Botelho enfatizou a necessidade de urgência na aprovação do projeto para que o trabalho no local não seja prejudicado ou retardado pelo período de chuva, que começam no final de setembro.

 

“Chapada está lá, os comerciantes estão sofrendo, tem muitos que estão sobrevivendo só com dívidas. Está atrasadíssimo. Estamos perdendo o período que nós temos até agosto, setembro, que é antes de começar as chuvas, para mexer. Como vamos tirar aquela área com chuva? Praticamente inviável”.

Fonte: MidiaNews | Botelho vê falta de bom senso do Ibama e teme início das chuvas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *