Foto:Reprodução
Com informação: RD NEWS
O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) anunciou seu afastamento temporário do mandato por 121 dias, com início em 15 de maio, para dedicar-se a questões pessoais. Durante esse intervalo, sua vaga será ocupada por Baiano Filho (União Brasil), terceiro suplente da legenda na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Segundo informações apuradas, a ascensão de Baiano Filho à vaga parlamentar decorre de um acordo de rodízio estabelecido entre os membros da bancada do União Brasil na casa legislativa. O arranjo político resultou na renúncia dos direitos de suplência por parte de Gilberto Figueiredo, atual secretário estadual de Saúde, e Xuxu Dal Molin, respectivamente primeiro e segundo suplentes da coligação.
Baiano Filho, que acumula experiência como ex-secretário de Estado e ex-deputado estadual, encontrava-se afastado das atividades políticas desde agosto de 2023. Seu afastamento ocorreu após ser preso sob acusação de agressão contra a esposa no município de Confresa. O episódio culminou com sua exoneração do cargo de assessor parlamentar da Mesa Diretora da ALMT.
Atualmente, além de Botelho, outros três parlamentares encontram-se licenciados: Faissal (Cidadania), Paulo Araújo (PP) e Fabinho Tardin (PSB). Suas respectivas vagas estão sendo ocupadas pelos suplentes Adenilson Rocha (PSDB), Dr. Arnaldo (PP) e Edicley Coelho (PSB), conforme a ordem de sucessão estabelecida.