Foto: Reprodução
Com informação: folhamax
Na manhã desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Nortelândia recebeu uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, o vice-governador Otaviano Pivetta, deputados estaduais e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin. O encontro teve como objetivo ouvir as solicitações dos 15 municípios que fazem parte do consórcio. Os prefeitos estão em busca de soluções imediatas para os problemas causados pelas chuvas que têm impactado diversas cidades do Estado.
Durante a reunião, foram discutidas ações coordenadas com a Defesa Civil e outras iniciativas para reduzir os danos sociais, apoiar as famílias afetadas e restaurar as estradas e a infraestrutura comprometida. “Estamos aqui para escutar os prefeitos e assegurar ações rápidas e eficazes, atendendo às necessidades das famílias impactadas pelas enchentes. Vamos iniciar imediatamente as parcerias necessárias para mitigar os problemas ocorridos”, ressaltou o vice-governador Otaviano Pivetta, que também abriu espaço para dialogar sobre o desenvolvimento da região. A proposta do governo de atender urgentemente as demandas das prefeituras neste momento crítico foi vista como fundamental pelo presidente da ALMT. “A iniciativa de Pivetta de vir aqui ouvir os prefeitos é digna de elogio, e a Assembleia Legislativa está ao lado da AMM para unir esforços”, declarou o deputado Eduardo Botelho.
Outro ponto importante da reunião foi a eleição da nova diretoria do consórcio, que será presidida pelo prefeito de Nova Marilândia, Jefferson Souto. O consórcio é uma ferramenta vital para impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer a colaboração entre os municípios.
Os 15 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai são: Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.
Entre as autoridades presentes na reunião, além do vice-governador Otaviano Pivetta e do presidente da ALMT, Eduardo Botelho, estavam os deputados estaduais Paulo Araújo, Dilmar Dal Bosco e Dr. João; o presidente da MT Par, Werner Santos; o tenente-coronel Cláudio Cruz, representante da Defesa Civil; além de prefeitos e outras autoridades municipais.