A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está prestes a eleger sua nova Mesa Diretora, trazendo consigo expectativas e especulações sobre os possíveis rumos da liderança legislativa no estado. O presidente do órgão, Eduardo Botelho (União), declarou que não irá influenciar na escolha do próximo primeiro-secretário para o próximo biênio. Com uma postura neutra, ele diz que os deputados Beto Dois a Um (União) e Janaina Riva (MDB) devem buscar apoio entre os parlamentares para garantir a vaga.
“Eu apoio ambos os candidatos. Não vou interferir. Eles devem buscar o apoio dos demais deputados e, então, aquele que conquistar mais votos será o escolhido. É simples assim”, afirmou o presidente da Assembleia.
Atualmente, o deputado Max Russi (PSB) ocupa o cargo de primeiro-secretário e almeja assumir a presidência futuramente, em um acordo já firmado com os demais parlamentares. Como tem sido prática nos anos anteriores, a eleição provavelmente será disputada por apenas uma chapa, liderada por Russi.
Já a disputa entre Beto Dois a Um e Janaina Riva seria pela distribuição dos cargos na mesa diretora. Beto afirmou que ainda não considerou essa possibilidade, enquanto Janaína declarou seu apoio a Russi para a presidência e agora está buscando apoio para a primeira-secretaria.
O cargo de primeiro-secretário é considerado o segundo mais importante na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e a disputa por ele promete aquecer os corredores da Casa.
Para Max Russi, a eleição deveria ocorrer em junho, devido ao possível impacto das eleições municipais para prefeito e vereadores no pleito da Assembleia Legislativa. No entanto, Botelho sustenta sua posição contrária à mudança na data da eleição da Mesa, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF) já questionou anteriormente antecipações excessivas.
Botelho defende que a eleição ocorra dentro entre julho e agosto deste ano. “Estou pensando em fazer essa eleição entre julho e agosto, aí tudo bem, nesse período dá, mas antecipar mais do que isso, para junho, para maio, não”, defendeu.