Bonsucesso completa neste sábado (15), 199 anos de muita cultura, fé e tradição. Como parte da comemoração de aniversário do distrito várzea-grandense, é realizada uma Feira Gastronômica e Cultural. A comemoração conta com apresentações culturais, comidas típicas como Maria Isabel, peixe seco com arroz, espetinhos entre outras delícias servidas da cozinha regional.
Gislene Kelly de Magalhães Cavanha, popularmente conhecida como Gika do Bonsucesso, organizadora da Feira Gastronômica e Cultural juntamente com Silbene Maria, destaca sua paixão pelo lugar simples, tranquilo e acolhedor. “Amo esse lugar o qual Deus me deu morada. Sou da 4º geração da minha família a viver aqui e luto para que nossa cultura não acabe. Aqui ainda vejo ajuda mútua e a integração entre as pessoas para a preservação das culturas e das tradições”, relata.
Além de muitos pratos típicos da região e exposições da história e tradição de Bonsucesso, a Feira Gastronômica e Cultural tem atrações musicais da Banda Signus, Ferraz, Coral Canto e Encanto e do Grupo de dança ‘Divino Siriri’ entre outras apresentações regionais.
O evento conta com o apoio da prefeitura de Várzea Grande através do Secretário de Educação, Cultura e Esporte e Lazer, Silvio Fidelis e a parceria da Escola Municipal Maria Barbosa Martins e moradores da comunidade.
Bonsucesso
O distrito de Bonsucesso, localizado às margens do Rio Cuiabá e em meio a zona rural de Várzea Grande, surgiu em 1823. Conforme historiadores, o local se estabeleceu a partir da fuga de escravos que tinham como destino chegar na atual comunidade quilombola Morrinhos. Lugar simples, encantador e de pessoas muito religiosas. “As festas religiosas como a de São Benedito, São Pedro, que é conhecida como a festa dos pescadores, do Padroeiro Divino Espírito Santo e as diversas rezas em louvor aos santos realizadas por famílias tradicionais, atrai muitas pessoas para Bonsucesso”, conta Gika.
A culinária local é algo que faz muito sucesso e que encanta os visitantes.
“Rapaduras, bolo de arroz de Dona Era e os doces de frutas aqui da região. Tudo isso a gente preserva” contou.
As peixarias são outro grande atrativo de Bonsucesso. Os pescados servidos, em maioria, são espécies provenientes do Rio Cuiabá que passa por Bonsucesso. Segundo Gika do Bonsucesso, o local antigamente era uma vila formada por pescadores.
O distrito é constituído por sete comunidades: Bonsucesso (sede), Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande. Criado pela Lei nº 126, de 23 de setembro de 1.948 e confirmada pela Lei 9.583 de 24 de dezembro de 1.948.
JOLISMAR BRUNO
Gazeta Digital