ALMT
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, garantiu que vai emitir licenças ambientais para dar início à obra no Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães.
Sai de lá bastante convencido que será licenciado da forma como foi proposto
No início deste mês o órgão federal solicitou ao Estado mais 30 dias para terminar de analisar o projeto da obra e afirmou que sua resposta, quanto à aprovação ou não da proposta, seria dada após este prazo.
“Na terça-feira passada, no ato de assinatura dos desembargos ambientais de assentamentos na AGU, em Brasília, estava presente o presidente do Ibama e tive a oportunidade de falar com ele. Ele tinha acabado de sair de uma reunião com o grupo do Governo do Estado e ele disse tranquilamente: ‘Nós vamos licenciar, só pedimos um prazo de 30 dias para fazer a análise correta dos novos documentos juntados pela Sinfra’”, afirmou.
“Saí de lá bastante convencido que será licenciado da forma como foi proposto”, acrescentou.
O Governo do Estado apresentou em março o projeto que colocará fim aos deslizamentos de terra no ponto turístico. Chamado de obra de “retaludamento”, o projeto prevê a retirada total do maciço do Portão do Inferno.
A empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda. já foi contratada pelo Executivo pelo montante de R$ 29,5 milhões e a empresa terá 120 dias para concluir as obras.
Conforme o projeto do Governo, o traçado atual da pista sofrerá pouca alteração – e a curva existente será suavizada.