Barranco diz que Ibama sinaliza que dará aval para corte de morro na MT-251

Gabriel Rodrigues e Thaís Fávaro – rdnews

Odeputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, sinalizou que dará aval para a realização do corte do morro localizado nas proximidades do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (a 64 km da Capital). A solicitação foi feita pelo Governo de Mato Grosso e o resultado deve ser oficializado em 30 dias.

Barranco foi encarregado pela Assembleia Legislativa (ALMT) para ser o interlocutor e responsável por “cobrar” dos órgãos celeridade na autorização, diante dos danos financeiros provocados na cidade turística, em meio aos deslizamentos recorrentes na pista. Nesta semana, disse estar convencido da autorização.

“Tive a oportunidade de falar com ele [Rodrigo Agostinho], tinha acabado de sair de uma reunião com o grupo do Governo do Estado [em Brasília] e ele falou tranquilamente: ‘nós vamos licenciar, só pedimos um prazo de 30 dias para que possamos fazer análise correta dos novos documentos que foram juntados pela Sinfra, mas vamos licenciar’. Saí de lá bastante convencido, vai ser licenciado”, argumentou o petista.

Thaís Fávaro

O projeto foi entregue ao Ibama no fim de março como solução para os deslizamentos na encosta. Como o Portão do Inferno está localizado dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, é necessária a autorização do ICMBio e os devidos licenciamentos do Ibama.

O corte do morro é a solução mais rápida e viável a curto prazo. Barranco reiterou que o aval se trata justamente do retadulamento:  “Isso [o corte do morro]. Assim como foi proposto […] é essa que está lá e é essa que vai ser licenciada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads