A árvore de natal do Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, foi montada, na tarde da última quarta-feira (7), no saguão principal do Fórum da Capital. Com estrutura de madeira, o símbolo de natal é montado com mudas de árvores nativas e frutíferas que podem ser retiradas por servidores e servidoras, pessoas do meio jurídico e público em geral que frequenta a unidade judicial.
A engenheira florestal do Juvam, Rosiani Carnaíba, disse que a equipe aproveitou o período natalino para fazer a árvore sustentável. Foram oferecidas 200 mudas de várias espécies, como, por exemplo, amora, caju, maracujá, jabuticaba, ipê roxo, pata de vaca e maracujá. Em menos de 30 minutos, mais da metade já havia sido distribuída.
A gestora-administrativa do Protocolo, Dinalva Teixeira Gouveia, aproveitou para pegar duas mudas, uma de jabuticaba e a outra de ipê. Disse que gosta de plantar, e, ao mesmo tempo, contribuir com a preservação ambiental. A servidora parabenizou a equipe do Juizado Ambiental pela iniciativa.
A empreendedora Elza dos Santos Fernandes, que participava como doceira de uma feira de gastronomia no Fórum ficou impressionada com a ação do Juvam. “Já cultivo árvores e ervas no quintal da minha casa, e não podia perder essa oportunidade. Estou vendendo meus doces saudáveis, e dei uma saidinha para buscar esse presente”, pontuou Elza Fernandes.
O Juvam, segundo Rosiani Carnaíba, vai montar a árvore em uma praça central da Capital, na quarta-feira (14 de dezembro).
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
Árvore de Natal é montada com mudas frutíferas no Fórum de Cuiabá | FOLHAMAX