Articulação de Botelho na ALMT garante pavimentação da MT-030 até a Ponte de Ferro

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Com informação: noticiamax

As comunidades do entorno da Ponte de Ferro vivem um misto de esperança e frustração com a demora na conclusão da pavimentação das rodovias MT-030 e MT-402. Os quase 16 km de vias que conectam a Avenida dos Trabalhadores ao Distrito do Coxipó do Ouro representam mais do que asfalto – são a chave para o desenvolvimento de dezenas de propriedades rurais e atrativos turísticos da região.

Nesta semana, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) reforçou a cobrança ao governo do Estado através da Indicação nº 2288/2025, destacando o caráter urgente da obra. “Estamos falando de segurança viária, escoamento agrícola e potencial turístico que não podem mais esperar”, afirmou o parlamentar, que desde 2022 lidera as articulações para viabilizar os recursos necessários.

Uma história de idas e vindas
A cronologia da obra revela um cenário de descaso:

  • Março/2022: Início dos serviços

  • Dezembro/2022: Paralização total

  • Julho/2023: Botelho lidera comitiva com 25 líderes comunitários para cobrar retomada

  • 2024: Nova licitação após cancelamento de contratos anteriores

  • Abril/2025: Obras ainda incompletas

Durante visita técnica com o secretário Marcelo Oliveira (Sinfra-MT) no ano passado, ficou claro que o problema não era falta de verba, mas de gestão. “Aprovamos os recursos na LOA quando presidi a ALMT. Agora falta execução”, criticou Botelho, referindo-se aos R$ 36,6 bilhões do orçamento estadual para 2025 que incluem essas obras.

Impacto direto na produção e turismo
A Central das Associações Rurais de Cuiabá (CAR) mapeou os principais beneficiários:
✔️ 11 comunidades rurais
✔️ Centenas de propriedades agrícolas
✔️ Rota turística alternativa para Chapada dos Guimarães (30 km mais curta)

Entre os distritos que ganharão com a conclusão estão Coxipó do Ouro, Arraial dos Freitas e Jurumirim – regiões onde os produtores hoje perdem parte da colheita no transporte por estradas esburacadas.

O jogo político por trás do asfalto
Enquanto o governo estadual alega entraves burocráticos, Botelho transformou a pauta em bandeira política:

  • Incluiu verba recorde na LOA 2025

  • Promoveu audiências públicas

  • Agendou reuniões técnicas mensais

  • Criou força-tarefa com lideranças locais

“Não vamos aceitar mais promessas. Ou o governo apresenta um cronograma concreto, ou levaremos o caso ao Ministério Público”, advertiu o deputado, ciente de que a obra é fundamental para descongestionar o tráfego da capital e escoar a produção de hortifrútis que abastece Cuiabá.

Nesta quinta-feira (25), uma nova comitiva de produtores deve se reunir com técnicos da Sinfra para exigir explicações sobre o prazo final de entrega. Enquanto isso, as comunidades seguem contando os dias – e as estações chuvosas – que separam suas propriedades do desenvolvimento que o asfalto pode trazer.

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