ROSANGELA MILLES / Secretaria de Comunicação Social
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do Instituto Memória, realiza nos dias 5 e 6 de setembro, exposição de artesanato e gastronomia no saguão principal da Casa de Leis. Ao todo, 16 expositores estão participando da feira que faz parte do Programa do Artesanato Mato-Grossense – PAB/MT.
Por aqui, muitas variedades. Materiais feitos de patchwork, acessórios em couro, produtos em madeira, acessórios femininos, crochê, rede, xale, caminho de mesa em tecelagem, bolsas regionais, brinquedos educativos e cachaça artesanal.
Na gastronomia, bolos de pote, doces, cuca, cueca virada, fatia húngara, torta salgada, doces regionais, paçoca de pilão, o famosos biscoitos Francisquito e casadinho, e banana chips. O almoço de quem visitar a feira também estará garantido. No primeiro dia (5), pratos com Maria Isabel, farofa de banana, feijão empamonado e tutu de feijão. No segundo dia (6), costelinha com arroz, feijão e farofa. Sucos, salgados, sonho, mini-pizza, e cachorro-quente também fazem parte do cardápio.
A superintendente do Instituo Memória. Mara Visnadi, falou da importância do Parlamento receber esses artesãos regionais, associações, programas voltados ao fomento da cultura mato-grossense.
“Os artesãos não têm local fixo, eles vivem da exposição de seus produtos e de suas artes. Então, eles procuram a ALMT e nós atendemos eles e abrimos esse espaço com essa oportunidade. ”
Mara também ressaltou que, “além dos artesãos estarem mostrando seu trabalho, em um lugar seguro, arejado e bonito, eles também fazem contato para possível encomendas, além de divulgação dos trabalhos deles nas plataformas de divulgação da ALMT”.
A artesã Lina Pedroso de Almeida expõe há 10 anos na ALMT. Para ela, a feira é uma forma de valorização dos profissionais da área e oportunidades de negócios.
“Sou muito grata de aceitarem mais uma vez nossa proposta de feira e a gente poder expor nosso produto, mostrar, comercializar, eu já tenho uns dez anos que participo esporadicamente, mas sempre com sucesso. A gente tem um ambiente excelente, as pessoas são muito receptivas”, declarou Lina.
Janaina Nascimento faz peças de crochê e já expos na ALMT algumas vezes. “Já tenho bastante fregueses, que independente de eu estar aqui ou em casa recebo encomendas por telefone”, afirmou a artesão que aproveitou para convidar os servidores a conhecerem a e aproveitarem as variedades na exposição”.
A superintendente do Instituto Memória, Mara Visnadi, aproveitou para convidar os servidores para assistirem na quarta-feira (6), às 8:30h, no saguão da ALMT, a fanfarra da Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins, do bairro Cidade Alta, Cuiabá.
“Os alunos irão fazer uma apresentação em homenagem ao dia 7 de setembro, onde é comemorado a Independência do Brasil, um marco histórico de extrema importância para o país. O evento conta com o apoio do deputado Dr.João (MDB)”, concluiu Mara.