Arcebispo de Cuiabá comenta morte do Papa Bento XVI: “oração e gratidão”

Dom Mario Antônio, arcebispo metropolitano de Cuiabá, lamentou, por meio de nota de pesar, a morte do Papa Emérito Bento XVI. (Leia abaixo). “Nossa oração e gratidão pelo testemunho do Papa Bento XVI. Paz Eterna a esse homem de Deus”, diz trecho da nota.

O Papa Bento XVI, morreu neste sábado (31), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias. A informação foi confirmada pelo Vaticano no Twitter.

O Padre Padre Deusdédit Monge, vigário geral da Arquidiocese de Cuiabá, também se manifestou e disse que “Bento XVI deixa uma marca na igreja, pois, como ninguém conseguiu, ele uniu fé e razão, e deixa um legado maravilhoso, sobretudo, através dos seus documentos”.

A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito nesta sexta-feira (30), em um comunicado, que sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Embora o gesto mais marcante de seu pontificado tenha sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos de fôlego, uma linha conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, disse Ratzinger no seu aniversário de 90 anos, já aposentado.

Renúncia ao papado

Papa Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma. Muitos papas da era moderna chegaram a cogitar a renúncia por motivos de saúde, entre eles Paulo VI e João Paulo II, mas nenhum deles havia concretizado essa decisão.

Na ocasião, aos 85 anos, Bento XVI disse que o motivo para deixar o cargo era a falta de forças na mente e no corpo.

Infância e adolescência

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, município do estado da Baviera, na Alemanha, e cresceu durante o período em que o regime nazista ganhou força na região. Seus primeiros anos de vida, até a adolescência, foram passados em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria. Foi na região que o futuro papa começou sua formação cristã e cultural.

Ele chegou a participar da Juventude de Hitler durante a adolescência, o que gerou polêmica após sua eleição – a participação no movimento era obrigatória desde 1939 e o Vaticano justifica que, assim que pôde, o jovem Ratzinger optou pelo seminário.

Em 1943, já mais para o fim da Segunda Guerra Mundial, Ratzinger e seus colegas de seminário foram convocados para os serviços auxiliares antiaéreos. Ele não chegou a participar das batalhas devido a uma infecção em um dos dedos, que não permitiu que ele aprendesse a atirar.

Foi ordenado padre em 1951 e bispo em 1977. No mesmo ano, o Papa Paulo VI o nomeou cardeal. Nunca deixou de escrever e dominava seis idiomas: alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano, além de ter conhecimentos de português.

Chegou a ser arcebispo de Munique, na Alemanha, e de 1981 a 2005 ocupou o cargo de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, tornando-se braço direito do Papa João Paulo II, no comando das questões morais. O objetivo desse escritório vaticano é justamente prezar pela manutenção das tradições e pela conservação das doutrinas católicas.

Nota de pesar Dom Mario

Com pesar informamos que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis, a partir da segunda-feira (2). O funeral será na quinta-feira (5), às 9h30, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Nossa oração e gratidão pelo testemunho do Papa Bento XVI. Recordemos do Papa em nossas Celebrações. Paz Eterna a esse homem de Deus.

Dom Mário Antonio – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá.

G1 – MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *