Apesar De Derrotas, MDB Quer Janaina Na Disputa Ao Governo

Foto: TV Assembleia MT

Com informação: gazetadigital

Em uma entrevista na manhã desta terça-feira (7), a deputada Janaina Riva (MDB) declarou que seu partido almeja que ela concorra ao Governo do Estado. Apesar das severas derrotas nas eleições de 2024, a deputada ressaltou que a sigla ainda acredita em sua força. Contudo, seu objetivo para as eleições de 2026 é disputar uma das cadeiras no Senado.

“Isso está sendo debatido internamente no partido. Na verdade, já existe um consenso de que o natural seria eu ser candidata a um cargo majoritário, e a minha preferência, que nunca escondi, seria uma candidatura ao Senado. Portanto, no partido, não enfrentamos dificuldades nesse aspecto, é algo que é aceito por todos”, afirmou Janaina.

Ela enfatizou que as discussões sobre 2026 devem iniciar apenas em 2026, pois ainda não está claro quais serão as alianças políticas para o próximo ano. A deputada mencionou, por exemplo, o PL, que, assim como o MDB, apoia o Governo de Mauro Mendes (União), mas que deverá lançar um candidato ao governo em 2026, o que pode alterar sua relação com o governador, que provavelmente terá um candidato próprio em seu grupo.

Janaina também destacou que o MDB enfrentou grandes derrotas nas eleições de 2024, perdendo as prefeituras de Várzea Grande (com Kalil Baracat), Rondonópolis (com Thiago Silva) e a capital (com Domingos Kennedy), além de eleger apenas um vereador em Cuiabá, Marcrean Santos. No entanto, ela não considera isso um sinal de fraqueza do partido. “Quanto à candidatura ao Senado, é evidente que ter um partido sólido é fundamental. O MDB poderia ter conquistado mais, mas ainda é o terceiro maior partido do estado, ficando atrás apenas do PL e do União Brasil. Isso deve ser lembrado. Portanto, não me preocupo tanto com o tamanho do grupo, pois isso depende muito das alianças que serão formadas”, afirmou.

A deputada também mencionou que muitas mudanças podem ocorrer até 2026, possivelmente dentro do próprio MDB, e que, por isso, ainda é prematuro fazer qualquer previsão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *